Em São Paulo

Amazônia e seus habitantes são tema de exposição de João Paulo Farkas

Em cartaz de hoje (24) a 1º de novembro, mostra 'Amazônia Ocupada' exibe 75 fotografias feitas entre 1984 e 1993 e apresenta histórias e conflitos da região

João Paulo Farkas/Divulgação

“O brasileiro anônimo nos confins da Amazônia tem muito a nos contar sobre os destinos da região” J.P. Farkas

Mais do que a internacionalmente famosa biodiversidade local, a exposição Amazônia Ocupada, de João Paulo Farkas, que abre hoje (24), às 20h, no Sesc Bom Retiro, apresenta imagens que contam a história da ocupação da região entre 1984 e 1993.

Filho do fotógrafo húngaro naturalizado brasileiro Thomas Farkas, João fez neste período nove viagens à região amazônica, que resultaram em cerca de 12 mil fotos. Setenta e cinco delas estão em cartaz na exposição. “Escolhi as imagens que me pareciam melhor contar aquela grande história da ocupação da Amazônia e passei a mostrar para alguns fotógrafos amigos que eu respeito, como o Edu Simões, a Claudia Andujar e o Milton Guran,” conta João Paulo.

O fotógrafo foi convidado por garimpeiros de ouro e cassiterita a conhecer a vida na região

“Também tem um gosto muito especial para mim o fato de que a Amazônia estava no radar do fotográfico e cinematográfico Thomaz Farkas, meu pai, a quem eu devo boa parte de minha formação humanística e o amor pelo Brasil e pelo povo. Ele adoraria estar aqui pra ver isto na parede”, completa.

Moça

As incursões que deram origem à mostra começaram quando o fotógrafo foi convidado por garimpeiros de ouro e cassiterita a conhecer a vida que eles levavam. A partir disso, João Paulo começou a pesquisar outras frentes de ocupação da Amazônia para registrar a realidade local. “Aprendi que a aventura humana é sempre rica em histórias e é preciso dar voz para aqueles que fazem a história todos os dias e não apenas aos grandes fatos e grandes personagens. O brasileiro anônimo nos confins da Amazônia tem muito a nos contar sobre os destinos da região.”

Além das fotos, a exposição também apresenta um vídeo com depoimentos dos fotógrafos Pedro Martinelli, Claudia Andajur e Edu Simões, do jornalista Ricardo Lessa, que acompanhou Farkas em quase todas as viagens, e da antropóloga Lilia Schwarcz.

Amazônia Ocupada, de João Paulo Farkas
Quando:
24 de julho a 1º de novembro
De terça a sexta, das 9h30 às 20h30
Aos sábados, das 10h às 18h30
Aos domingos, das 10h às 17h30
Onde: Sesc Bom Retiro
Alameda Northmann, 185, Campos Elíseos, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: (11) 3332-3663