Cultura

Em sua 4ª edição, São Mateus Festival chega a 17 bairros da zona leste de São Paulo

Festival incentiva novos talentos e vai premiar cantores, compositores, dançarinos e grafiteiros. Inscrições estão abertas até 31 de julho

reprodução/TVT

Vencedor da 1ª edição do São Mateus Festival, hoje Pankada Roots vive da música

São Paulo – Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do São Mateus Festival. Neste ano, o concurso foi ampliado e vai premiar cantores, compositores e bandas dos 17 bairros da zona leste. Dançarinos e grafiteiros participam como convidados.

O festival foi criado em 2010 para revelar os talentos da região e a comunidade vem se surpreendendo. “Poxa, eu era vizinho daquele artista e não o conhecia”, é uma frase muito ouvida por Luana Pessoa, idealizadora do festival.

“É uma festa que a gente vem fazendo, com shows musicais para a comunidade, para que eles se identifiquem”, conta o produtor musical Felipe Bandino Cruz.

A carreira do cantor Pankada Roots decolou depois que ele ganhou a 1ª edição do São Mateus Festival. “Atualmente, eu vivo da música.” Antes, ele se apresentava de graça em todos os locais que podia para ganhar público. Hoje, cumpre agenda de shows em casas noturnas e diversos espaços culturais de São Paulo. “A gente busca sempre oportunidades, e o São Mateus Festival tem sido essa oportunidade para os músicos da periferia.”

A 4ª edição já tem mais de 80 inscritos, de 17 bairros, e terá apoio da prefeitura pela primeira vez. Por isso o evento ganhará proporções maiores e duas etapas: em agosto todos os artistas se apresentarão em sete centros culturais da região. Os 20 melhores vão para a final em setembro.

“A cultura aqui é como um vulcão”, conta Luana, que acredita que os artistas da zona leste só precisam de uma chance para mostrarem seus trabalhos. “O que a gente sempre busca é dar visibilidade e oportunidade para que esses talentos possam impulsionar suas carreiras”.

Há duas exigências para participar do festival: as músicas precisam ser brasileiras e de autoria do próprio artista.

A inscrição para o São Mateus Festival é gratuita e pode ser feita aqui.

Confira a reportagem completa de Vanessa Nakassato para o Seu Jornal, da TVT:

Leia também

Últimas notícias