Inclusão

Projeto de fotografia participativa para surdos ganha exposição no Rio

Em cartaz no MAR, 'Por contato' traz 73 imagens produzidas por alunos do Fotolibras, coletivo que utiliza a fotografia como meio de expressão e comunicação de pessoas com deficiência auditiva

Fotolibras/Divulgação

Mostra pretende ampliar o diálogo entre surdos e ouvintes por meio da imagem

São Paulo – A exposição Por Contato, em cartaz até 5 de julho no Museu de Arte do Rio (MAR), apresenta ao público o trabalho de alunos do projeto pernambucano Fotolibras, que trabalha com o estímulo da educação do olhar por meio da fotografia participativa.

Ao todo, 73 imagens feitas por alunos com deficiência auditiva compõem a mostra, que pretende ampliar o diálogo entre surdos e ouvintes por meio da imagem, além de compartilhar a cultura e discutir sobre os direitos das pessoas com surdez. As fotos apresentam temas variados: crianças em praias, idosos e paisagens urbanas que emanam as cores e a energia de Recife.

Para a Fotolibras, o ato de fotografar e a divulgação das imagens produzidas pelos alunos se transformam em ferramentas de diálogo e estratégia de empoderamento para grupos que frequentemente tem pouco ou nenhum acesso aos meios tradicionais de comunicação. A entidade defende que “o uso universal das línguas de sinais garante a comunicação livre entre as pessoas e o acesso à produção e consumo cultural para todos”.

Criado em 2007, o coletivo promove a formação de fotógrafos com surdez por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo do grupo é utilizar a fotografia como meio de expressão e comunicação, aumentando assim a visibilidade e a inclusão da comunidade surda na sociedade. O projeto é uma iniciativa do Grupo de Educação e Mudança pela Arte (Gema), uma entidade sem fins lucrativos que atua em projetos educacionais e culturais em Pernambuco.

Por Contato – Projeto Fotolibras
Quando:
até 5 de julho, de terça a domingo, das 10h às 17h
Onde: Museu de Arte do Rio (MAR)
Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Quanto: R$ 4 e R$ 8. Grátis às terças-feiras
Mais informações: (21) 3031-2741