engajado

Neil Young lança disco contra a Monsanto, gigante mundial dos transgênicos

Roqueiro canadense critica uso de sementes transgênicas e agrotóxicos produzidos pela companhia e seus impactos na saúde humana e no meio ambiente

reprodução/BdF

Nos últimos anos, Neil Young tem voltado sua atenção para os temas ambientais

São Paulo – O músico Neil Young lança segunda-feira (29), o álbum The Monsanto Years, um manifesto contra a Monsanto, empresa estadunidense que produz agrotóxicos e sementes geneticamente modificadas. O cantor critica os possíveis impactos da atuação da companhia sobre a saúde humana e o meio ambiente, além da interferência econômica na produção dos pequenos agricultores.

O álbum foi gravado junto com a banda Promise of the Real, na qual tocam Lukas e Micah Nelson, filhos de uma das maiores lendas do country americano, Willie Nelson.

Uma das nove canções do álbum também crítica a rede Starbucks (Rock Star Bucks a Coffee Shop). Young passou a defender um boicote à cafeteria pela sua aliança contra a Monsanto. As duas empresas processaram o estado de Vermont por causa de uma inovação em sua legislação, que restringia o uso de transgênicos.

Nos últimos anos, Neil Young tem voltado sua atenção para os temas ambientais. Uma de suas iniciativas foi a de converter seu carro, um Lincoln Continental produzido em 1959, em um veículo movido a etanol e baterias. O automóvel foi rebatizado de LincVolt e um documentário sobre a iniciativa está sendo produzido.

Carreira

Neil Young tornou-se um dos ícones da contracultura como um dos vocalistas da banda Buffalo Springfield, cuja canção For What It’s Worth transformou-se em uma das músicas de protesto mais famosas na América do Norte. Após passar pelo grupo Crosby, Stills, Nash & Young, teve uma carreira solo bem-sucedida, com canções célebres como Rockin’ in the Free World, Hey Hey, My My e Heart of Gold.

Com informações do jornal Brasil de Fato



Leia também

Últimas notícias