Sensibilização

Sesc Itaquera promove exposição sobre dengue

Em cartaz até 28 de junho, mostra trata sobre a doença de forma lúdica e interativa

Glauber Gonçalves – Museu da Vida/COC/Fiocruz/Divulgação

Com mais de dois metros, um mosquito Aedes aegypti convida o visitante a conhecer o primeiro módulo da mostra

Segundo dados do Ministério da Saúde, os números de casos de dengue no Brasil aumentaram 234,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, foram registrados 745,9 mil ocorrências em 2015 contra 223,2 mil em 2014. Só no estado de São Paulo, foram quase 500 mil casos. Com o objetivo de promover uma sensibilização e conscientização sobre a doença, o Sesc Itaquera promove até 28 de junho a exposição Dengue, que aborda este assunto sério de forma lúdica e interativa.

Já na entrada, um mosquito Aedes aegypti de mais de dois metros recepciona o visitante e o “convida” a conhecer o primeiro módulo da mostra, sobre a biologia dos vetores. Esta primeira parte trata sobre o que é a doença e quais outros mosquitos podem transmitir a dengue, entre eles o Aedes albopictus, muito comum na Ásia. O visitante também vai conferir um mosquito fossilizado em âmbar com cerca de 30 milhões de anos.

O segundo módulo é dedicado ao vírus e o terceiro traz informações sobre a doença, os principais sintomas e as complicações causadas por ela. Há também um espaço dedicado às pesquisas, com destaque para os estudos relacionados à bactéria Wolbachia (presente em várias espécies de insetos), usada para conter o vetor. No Quintal Interativo, o público poderá observar os ovos e a pupa de um mosquito com uso de lupas e, em seguida, será estimulado a descobrir possíveis criadores do inseto.

Serão exibidos dois documentários sobre o tema: O Mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes Aegypti – Para Combatê-lo é Preciso Conhecê-lo e Aedes Aegypti e Aedes Albopictus: Uma Ameaça nos Trópicos, ambos dirigidos pelo Genilton José Viera, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

A exposição Dengue é uma realização do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz/ Fiocruz, em parceria com o IOC e a Rede Dengue/ Fiocruz e apoio do Sesc.

Exposição Dengue
Quando: até 28 de junho
De quarta a domingo, das 9h30 às 16h30
Onde: Sesc Itaquera
Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera
Quanto: grátis
Classificação: acima de 7 anos