São Paulo

Casa das Caldeiras sedia festival de música instrumental neste domingo

Além dos shows, 'PIB – Produto Instrumental Bruto' oferece oficinas, feira cultural, exposições, instalações audiovisuais e outras intervenções artísticas

Diego Marcel/Divulgação

Banda potiguar Camarones Orquestra Guitarrística sobe ao palco do festival às 19h

São Paulo – A Casa das Caldeiras, uma antiga fábrica construída em 1920 na Avenida Francisco Matarazzo, na Água Branca, zona oeste da cidade de São Paulo, recebe neste domingo a partir das 16h o PIB – Produto Instrumental Bruto. O festival traça um panorama da nova música instrumental brasileira, promovendo a cultura desse estilo e explorando todas as suas vertentes.

Rock, jazz, reggae, eletrônico, afrobeat, frevo, blues, hardcore, groove… O evento deve privilegiar a diversidade de estilos musicais que têm em comum a produção de música instrumental. Mais de 200 artistas de vários estilos se inscreveram no PIB e os selecionados se apresentam neste domingo, a partir das 18h, dentro da programação do Tododomingo Musical em São Paulo. Os shows reúnem as bandas Boom Project, de São Paulo, Camarones Orquestra Guitarrística, do Rio Grande do Norte, a brasiliense Horta Project e o grupo catarinense Skrotes.

Além das apresentações musicais, o PIB promove outras atividades artísticas e culturais que dialogam com o tema do festival. Com curadoria de Mariana Coggiola, do Epicentro Cultural, o evento oferece exposições dos artistas David Menezes Davox, Magno Borges e Guilherme Pinkalsky. O músico Loop B realiza uma oficina de percussão em sucata e a CIA Hells Dance Corporation apresenta um trecho do espetáculo Hell.

Tododomingo Musical em São Paulo é um dos programas da Casa das Caldeiras. Ele reúne cerca de vinte e cinco coletivos e produtores culturais independentes, que promovem diferentes eventos e ocupações artísticas. “O objetivo do projeto é estimular o diálogo entre diversas propostas culturais da cidade que têm em comum a música como principal elemento, através do incentivo à produção e criação artística, valorização do processo, inclusão social e lazer com conteúdo. Tudo isso, através de uma programação que ocupa o espaço histórico, de diferentes formas, tomando conhecimento de uma arquitetura única e de um patrimônio que é tombado”, afirma Joel Borges, responsável pelo projeto.

PIB – Produto Instrumental Bruto
Quando: domingo, 26 de abril, das 16h às 22h
Onde: Casa das Caldeiras
Avenida Francisco Matarazzo, 2.000, Água Branca, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: (11) 3873-6696, www.facebook.com/casadascaldeiras

Leia também

Últimas notícias