Tradição

Comunidade celebra Ano Novo Chinês na Praça da Liberdade

Décima edição da festa em São Paulo comemora a chegada do ano 4713, Ano da Cabra, nos dias 21 e 22 de fevereiro. Evento traz apresentações de dança e música tradicionais e culinária típica

Facebook JCI/Divulgação

Festa realizada no bairro da Liberdade tem objetivo de divulgar a cultura chinesa para a sociedade brasileira

A cerimônia mais importante do calendário chinês será festejada no Brasil nos dias 21 e 22 de fevereiro, na Praça da Liberdade, na região central de São Paulo. Promovida pela Junior Chamber International (JCI) Brasil-China, a 10ª edição do Ano Novo Chinês marca a chegada do Ano da Cabra ou Carneiro.

O evento terá apresentações de danças típicas, artes marciais, música e barracas com comidas tradicionais. As principais atrações são a cerimônia da prosperidade e o desfile do dragão e do leão, que, de acordo com a crença, ajuda a espantar os maus espíritos e trazer boas energias.

Haverá também um culto ecumênico com as principais lideranças das religiões chinesas no Brasil, fogos de artifício, pintura chinesa, apresentação de corais budistas e show de troca de máscaras Bian Lian, uma antiga arte dramática chinesa em que os atores trocam de máscara tão rapidamente que o público nem percebe.

Durante a festa, as crianças poderão participar de atividades monitoradas ligadas à cultura chinesa e o público em geral poderá escrever seus desejos para o novo ano em papel vermelho e pendurá-los nas Árvores do Desejo.

A festa, que em São Paulo teve sua primeira edição em 2006, é realizada no bairro da Liberdade, considerado como a maior colônia chinesa do país, com objetivo de divulgar essa cultura para a sociedade brasileira.

Oficialmente, o calendário civil chinês deste ano de 4713 começa à meia noite do dia 19 e termina apenas no dia 8 de fevereiro de 2016, às 23h59.

Ano Novo Chinês na Liberdade
Quando:
Sábado, 21 de fevereiro, das 12h às 20h
Domingo, 22 de fevereiro, das 11 às 18h
Onde: Praça da Liberdade, São Paulo (SP)
Quanto: grátis