Cinema

Cine Direitos Humanos celebra Dia da Visibilidade Trans com curtas nacionais

Quatro filmes serão apresentados neste sábado, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema, com entrada gratuita

Divulgação

Laerte é protagonista de história inspirada no episódio em que ele foi impedido de usar o banheiro feminino

São Paulo – Neste sábado (31), o Cine Direitos Humanos apresenta, com entrada gratuita, às 11h, quatro curtas-metragens brasileiros que celebram o Dia da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro.

Os filmes que abordam a temática de travestis e transexuais são: Vestido de Laerte, de Cláudia Priscilla e Pedro Marques (2012, 13 min); Da Alegria, do Mar e de Outras Histórias, de Ceci Alves (2012, 14 min.), Quem Tem Medo de Cris Negão?, de René Guerra (2012, 25 min.), Os Sapatos de Aristeu, de René Guerra (2009, 17 min.).

Iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o projeto leva sessões gratuitas de filmes com temática de direitos humanos ao Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca, na região central, todos os sábados, às 11h. Basta retirar o ingresso na bilheteria. A curadoria é de Francisco Cesar Filho.

Um dos títulos que deve chamar a atenção do público é Vestido de Laerte. Na fita de Cláudia Priscilla e Pedro Marques, o cartunista Laerte Coutinho é protagonista de uma história híbrida, com lances de ficção e realidade, inspirada no episódio em que ele foi impedido de usar o banheiro feminino em um restaurante. Isso aconteceu depois que o cartunista, aos 57 anos, adotou o crossdressing, vestindo-se como mulher.

Na história, Laerte vai a uma agência do governo para entregar documentos e receber um certificado para poder frequentar o banheiro feminino. Vencedor dos prêmios de melhor curta-metragem e melhor direção de arte no Festival de Brasília, o filme é dividido em grandes sequências, que se diferenciam também pelo estilo singular de cada uma. Participam a atriz Phedra D. Córdoba e os diretores de cinema Kiko Goifman e Hilton Lacerda.

Já os filmes de René Guerra são inaugurais de sua carreira e exploram a temática do universo de transexuais e travestis na cidade de São Paulo. A história Quem tem medo de Cris Negão?, é de certa forma derivada do filme anterior, inspirada nesse personagem (Cris Negão) que chegou a fazer testes para o primeiro filme de Guerra. Depois que Cris foi assassinada, Guerra descobriu que sua figura era uma lenda urbana, inspirava medo e respeito entre outros travestis na rua e por isso mergulhou na história.

O filme de Ceci Alves, por sua vez, traz o caso da travesti baiana Júnior da Silva Lago, assassinada em uma praia em crime motivado por homofobia. O filme recebeu quatro prêmios no festival de curtas do Vale do Jacuípe (BA): melhor montagem (Dedeco Macedo), melhor fotografia (Pedro Demanocisch), melhor ator (Rodolfo Lima) e melhor direção.

Cine Direitos Humanos

Espaço Itaú de Cinema – Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação
Tel.: (11) 3472-2368
Todos os sábados, às 11h
Entrada gratuita

Leia também

Últimas notícias