Até 11 de janeiro

Exposição em SP apresenta saberes tradicionais de Brasil e Cuba

'Artes e Ofícios' expõe estamparia africana, bordados e esculturas no Complexo Cultural Funarte. Peças foram produzidas por mulheres, jovens e crianças dos dois países

Divulgação

Oficinas do projeto tratavam sobre a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira

São Paulo – Arte, história e cultura negra. O projeto Artes e Ofícios: Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios promoveu de fevereiro a outubro deste ano oficinas de capacitação artesã, sustentabilidade econômica, formação de multiplicadores e de intercâmbio cultural direcionadas a um público diversificado. O resultado dessas oficinas é a exposição homônima que fica em cartaz até 11 de janeiro na Galeria Mário Schenberg, no Complexo Cultural Funarte São Paulo. Os artistas Eloísa Marques e Pedro João Cury, idealizadores da iniciativa, também expõem uma série especial sobre os Baobás.

A exposição finaliza o projeto que foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Negra 2012. As peças em cartaz foram produzidas por 120 mulheres, jovens e crianças que participaram de oficinas de saberes tradicionais, como estamparia africana, bordado sobre juta e escultura em argila. As oficinas foram promovidas no Quilombo do Jaó, em Itapeva, no interior de São Paulo, e no Museo Casa de África del La Oficina Del Historiador Del La Habana, na capital cubana. A parceria entre os dois países foi feita levando em consideração as características históricas que os assemelham.

O projeto Artes e Ofícios recebeu apoio do Programa Mais Cultura, dos ministérios brasileiros da Cultura e da Educação e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A intenção era incentivar o encontro entre as experiências culturais e artísticas de comunidades locais com projetos pedagógicos de escolas públicas, promover o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana e ressaltar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

Artes e Ofícios: Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios
Quando: até 11 de janeiro
De segunda a sexta das 10h às 18h e aos sábados e domingos das 15h às 21h
Onde: Galeria Mário Schenberg, no Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elísios, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: (11) 3662-5177

Leia também

Últimas notícias