Cinema brasileiro

Falcão apresenta 5ª edição do Prêmio CineB nesta segunda

Serão premiados longas e curtas-metragens nacionais exibidos no circuito do CineB em 2014. Representantes das comunidades e entidades por onde o projeto passou também serão contemplados

Premiação: ‘Colegas’, de Marcelo Galvão, é um dos filmes exibidos no circuito CineB em 2014

Desde 2007, mais de 43 mil pessoas assistiram a 120 filmes nacionais em espaços comunitários e universitários em sessões do CineB. Só neste ano, até agora cerca de 4.500 pessoas prestigiaram o cinema nacional por meio do projeto realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Oscaso e Região e produzido pela Brazucah Produções. Trata-se de um circuito alternativo de exibição gratuita de filmes brasileiros cuja estrutura itinerante leva o cinema onde geralmente ele não chega: nas periferias.

“A ideia do CineB é democratizar o cinema brasileiro, divulgando os filmes nacionais e levando essas obras às pessoas que não teriam acesso a elas. Assim, também promovemos um bom debate cultural e social com as comunidades”, afirma o coordenador do projeto, Cidálio Vieira Santos. Além do aspecto da democratização do acesso e da formação do público do cinema nacional, o CineB é um espaço que os produtores locais têm para exibir seus filmes, uma forma de driblar o sistema viciado de distribuição nas salas comerciais.

Portanto, são muitos os motivos para celebrar o sucesso do projeto. É isso o propõe a 5ª edição do Prêmio CineB do Cinema Brasileiro: comemorar com produtores e entidades comunitárias que receberam sessões durante o ano de 2014. A premiação será realizada nesta segunda-feira (24), a partir das 20h, no Grêmio Recreativo Café dos Bancários.

Desta vez, quem apresenta o evento é o cantor e compositor Falcão, que teve participação especial em Cine Holliúdi, longa metragem de Halder Gomes que será premiado nesta edição. “Além disso, ele é uma figura muito carismática e popular, que combina com a proposta do projeto”, pontua Cidálio.

Entre os longas que receberão o Troféu CineB estão Em Busca de Iara, de Flávio Frederico, Colegas, de Marcelo Galvão, Getúlio, de João Jardim, De Menor, de Caru Alves de Souza, Marighella, de Isa Grinspum Ferraz, Homem do Futuro, de Claúdio Torres, Plano B, de Getsemane Silva, e Tropicália, de Marcelo Machado. Na categoria Curta-Metragem, serão premiados Ernesto no País do Futebol, de André Queiroz e Thaís Bologna, O Filho do Vizinho, de Alex Vidigal, Pedais Pensantes, de Marcelo Zerwes, e Ser Campeão é Detalhe: A Democracia Corinthiana, de Caetano Tola Biasi e Gustavo Forti Leitão.

Segundo Cidálio, 30 entidades comunitárias que receberam sessões do CineB neste ano serão premiadas. Entre elas, a Sociedade Amigos da Favela de Vila Prudente e o Projeto Educacional Novo Pantanal, na zona leste da capital paulista, e o Santuário Nossa Senhora da Paz e a Quadra da Unas (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região), na zona sul.

Na mesma noite também serão apresentados os vencedores do 4° Selo CineB do Cinema Brasileiro da Periferia, um projeto de distribuição alternativa de curtas-metragens contemplado pelo Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura. Além do cheque de R$ 500, os filmes que vencerem o concurso farão parte de um DVD, que será lançado amanhã e que deve ser exibido nas sessões do projeto em 2015.

Para participar do evento, basta mandar e-mail para produçã[email protected] Os ingressos são limitados.

5ª edição do Prêmio CineB do Cinema Brasileiro
Quando:
24 de novembro, segunda-feira, às 20h
Onde: Grêmio Recreativo Café dos Bancários, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
Rua São Bento, 413, no Edifício Martinelli, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: http://cineb.spbancarios.com.br e www.facebook.com/cinemabrasileiro

Leia também

Últimas notícias