Audiovisual

Ausência de natureza nas cidades é tema de exposição no Rio de Janeiro

Projeção, animação, música e poesia compõem a instalação 'A Natureza invade a cidade', em cartaz até dia 28, na Caixa Cultural Rio

Instalação inédita proporciona ao visitante uma experiência multissensorial

As paredes da sala Margot, na Caixa Cultural Rio de Janeiro, ganham vida com as animações da dupla vjsuave a partir desta terça-feira (2) com a instalação A Natureza Invade a Cidade. A dupla de new media art, formada pelo paulista Ygor Marotta e pela argentina Ceci Soloaga, mistura desenhos feitos à mão, animados quadro a quadro e cheios de cores com projeção, poesia e música para refletir sobre a ausência de natureza nos espaços urbanos.

Marotta é o criador do movimento Mais Amor Por Favor, que utiliza as paredes das cidades para fazer um apelo por mais gentileza, respeito e educação, com lambe-lambes e grafites. A proposta da instalação A Natureza Invade a Cidade não foge muito à temática do viral mais famoso de Ygor. “Queremos comunicar o amor através da luz”, afirma o paulistano.

A dupla projeta suas histórias a partir de “suaveciclos”, dois triciclos que têm bateria, computador, projetores e equipamentos de som. A técnica faz com que suas criações se incorporem e interajam com o cenário urbano e já rendeu os curtas-metragens Homeless, La Cena, Trip e Run, que podem ser assistidos no site do vjsuave.

Desta vez, eles desenvolveram e adaptaram a instalação, ainda inédita, para um espaço fechado da Caixa Cultural, com uma ambientação que proporciona ao visitante uma experiência multissensorial. A sala terá três projetores, áudio 5.1 surround e uma espécie de tapete de grama, onde o público poderá se deitar para ver a natureza invadindo a cidade, como em um sonho.

Assista ao curta-metragem Homeless (Sem Teto), feito pela dupla.

Homeless by vjsuave from vjsuave on Vimeo.

Instalação vjsuave – A Natureza Invade a Cidade
Quando: de 2 a 28 de setembro
De terça a domingo, das 10h às 21h
Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro, Sala Margot
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Quanto: grátis
Classificação: livre
Mais informações: (21) 3980-3815

Ficha técnica
Roteiro: Roberta Nader
Produção: vjsuave
Animação: vjsuave, Mariano Bergara, Juli Soloaga, Leo Campasso, Dante Zaballa
Composição e motion graphics: vjsuave, Juan Herrera Prado, Aline Valim
Música e paisagem sonora: Bmind
Produção executiva: Cida Gonçalves – Casa do Batuque Produções