De amanhã até domingo

Após pausa de dois anos, Paulínia volta a sediar festival de cinema

Além da mostra competitiva, evento terá pré-estreia da cinebiografia de Paulo Coelho, exibição de filme baseado no escândalo do francês Dominique Strauss-Kahn e homenagem a Cacá Diegues

Divulgação

Bem-vindo à Nova York, sobre o escândalo sexual envolvendo o francês Strauss-Kahn, será exibido no festival

São Paulo – Idealizado para ser a “Hollywood brasileira”, o Polo Cinematográfico de Paulínia, depois de dois anos desativado, retoma suas atividades com a sexta edição do Paulínia Film Festival, de amanhã (22) até domingo (27). O evento exibirá nove longas e oito curtas-metragens brasileiros e, pela primeira vai promover uma mostra especial com filmes estrangeiros, além do Festivalzinho, com filmes infantis. A premiação para 20 categorias deve chegar a R$ 800 mil, dos quais R$ 300 mil vão para o Melhor Filme de Longa-metragem.

Entre os longas, estão os documentários Neblina, de Fernanda Machado e Daniel Pátaro, e Aprendi a Jogar com Você, de Murilo Salles; e as ficções Infância, de Domingos Oliveira, Boa Sorte, de Carolina Jabor, Casa Grande, de Fellipe Barbosa, Sangue Azul, de Lírio Ferreira, A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante, Castanha, de David Pretto,e Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas.

Na categoria de curtas-metragens, estão De Bom Tamanho, de Alex Vidigal, Edifício Tatuapé Mahal, de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum, Jessy, de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge, 190, de Germano Pereira, O Clube, de Allan Ribeiro, Bom Comportamento, de Eva Randolph, O Menino que Sabia Voar, de Douglas Alves Ferreira, e Recordação, de Marcelo Galvão. Ao todo, o VI Paulínia Film Festival recebeu inscrições de 70 longas e de 193 curtas, cujos finalistas foram selecionados pelo crítico e curador Rubens Ewald Filho.

O Festivalzinho reúne seis filmes infantis: Amazônia, de Thierry Ragobert, Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein, O Pequeno Nicolau, de Laurent Tirard, Zarafa, de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie, A Guerra dos Botões, de Yann Samuell, e Minhocas – O Filme, dirigido por Paolo Conti e Arthur Nunes.

O festival e as duas mostras paralelas serão realizados no Theatro Municipal Paulo Gracindo e no Polo Cinematográfico de Paulínia. A pré-estreia mundial da cinebiografia Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho, dirigida por Daniel Augusto, abre o evento amanhã. Com os irmãos Julio Andrade e Ravel Andrade se revezando no papel do escritor, a ficção é baseada em depoimentos dele próprio e conta sua trajetória pessoal e profissional.

No último dia do festival, serão exibidos o filme americano A Imigrante, de James Grey, e Bem-vindo à Nova York, de Abel Ferrara, baseado no escândalo envolvendo o economista e político francês Dominique Strauss-Kahn, acusado de abuso sexual por uma camareira em um Hotel em Nova York. O filme conta com Gérard Depardieu em um dos papéis mais repulsivos (e bem executados) do cinema nos últimos anos. O diretor e parte do elenco também confirmaram presença no encerramento do evento.

Em evento fechado para convidados, o cineasta Cacá Diegues será homenageado pelo conjunto da obra. Na ocasião, ele lança sua autobiografia Vida de Cinema – Antes, Durante e Depois do Cinema Novo (Editora Objetiva, 680 pág.).

Todas as sessões de filmes do festival serão abertas ao público e terão entrada gratuita (sujeita à lotação do teatro).

6º Paulínia Film Festival
Quando: de 22 a 27 de julho
Onde: Theatro Municipal Paulo Gracindo
Avenida Prefeito José Losano Araújo, 1551, Paulínia (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: http://pauliniafilmfestival.com.br