Diversão gratuita

Programação da Virada Cultural terá pela primeira vez Sinfônica de São Paulo e Circo

Atrações homenageiam Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues, Mussum, Hélcio Aguirra, e Reginaldo Rossi. Evento ocorre nos próximos dias 17 e 18

Divulgação

Nelson Sargento integra programação de samba no palco da Luz

São Paulo – A 10ª edição da Virada Cultural de São Paulo, marcada para os próximos dias 17 e 18, trará um reforço nas atividades circenses para crianças e adultos e contará pela primeira vez com a incorporação da Sala São Paulo como um espaço de atrações culturais, com apresentações gratuitas de música erudita. As novidades foram divulgadas hoje (7) pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e pelo secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.

Neste ano, a curadoria da Virada, composta por 15 membros, contou com o ator e palhaço Hugo Passolo. As atividades circenses ficarão concentradas na Praça Roosevelt, na região central. Durante a noite, a programação será voltada para os adultos, com uma releitura temática dos cabarés, e durante o dia para as crianças, na chamada Viradinha. A programação conta com apresentações de malabaristas e trapezistas. Um caminhão trapézio será montado no local.

“Pela primeira vez o circo vai participar ativamente da Viradinha. Ele é uma faceta cultural de São Paulo e estava meio descuidado. Estamos assumindo sua importância”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira. Além disso, haverá apresentação das bandas Pato Fu e Giramundo, interpretando Música de Brinquedo (dia 18, às 17h).

A Sala São Paulo, na região da Luz, eixo principal da Virada, integrará o evento pela primeira vez, no domingo. Haverá apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), da Jazz Sinfônica, do Coro da Osesp e da Orquestra do Theatro São Pedro.

As atrações da Virada Cultural homenagearão o cantor Dorival Caymmi e o compositor Lupicínio Rodrigues, que completam centenário neste ano, o sambista Mussum, o guitarrista Hélcio Aguirra, que morreu em janeiro, e o cantor de música brega Reginaldo Rossi, morto em dezembro de 2013.

Confira a programação completa da Virada Cultural aqui.

Na região central de São Paulo, o principal palco da Virada será o Júlio Prestes, que contará com shows da banda Ira!, Baby do Brasil, Vanessa da Mata, Teatro Mágico, Pepeu Gomes e Luiz Melodia. O palco do Largo do Arouche receberá Rosanah, Tati Quebra Barraco e Valesca.

A Praça da República será dedicada ao jazz e ao soul, com participação dos artistas Stanley Jordan (dia 17, às 20h), Paul Jackson Trio (dia 17, às 22h) e da banda pernambucana Spok Frevo (dia 18, às 16h). No palco da Avenida São João se destacam a banda Agent Orange (dia 18, às 9h), uma reivindicação de grupos de skatistas para a prefeitura, e a banda punk Mercenárias (dia 18, às 15h).

O Vale do Anhangabaú ficará com a dança. Passam pelo local a bailarina Ana Botafogo, interpretando O Cisne, com o também bailarino Luis Arrieta (dia 17, às 21h30), o Balé da Cidade de São Paulo com o espetáculo Abrupto e Cantata (dia 17, às 22h) e a Quasar Cia de Dança, com No Singular (dia 18h, às 2h30).

O samba terá destaque na Virada Cultural. No palco da Luz se apresentam Os Originais do Samba (dia 18, às 5h), Nelson Sargento (dia 18, às 11h), Teresa Cristina (dia 18, às 13h) e releituras de pagodes românticos dos anos 90 (dia 18, às 17h). No Largo General Osório se apresentam Thobias da Vai-Vai (dia 17, às 20h), Demônios da Garoa (dia 18, às 10h) e o grupo Berço do Samba de São Matheus (dia 18, às 12h).

Na Líbero Badaró, quem se apresenta é Guilherme Arantes (dia 18, às 0h), Karina Buhr (dia 18, às 4h), Tulipa Ruiz (dia 18, às 10h) e Apanhador Só (dia 18, às 18h). O Pátio do Colégio recebe apresentações teatrais, com destaque para o grupo francês Generik Vapour, com a peça Jamais 203 (dia 17, às 23h).

O Mercado Municipal ficará com forró, a Praça da Sé com shows de stand-up e a avenida Cásper Líbero com hip-hop. Na rua Xavier de Toledo e na Ladeira da Memória ocorrem diversos saraus.

Confira alguns dos eventos da Virada Cultural:

Leia também

Últimas notícias