De Fortaleza a Redenção

Mostra Internacional de Cinema Africano exibe multiculturalismo

Filmes de ficção e documentários encerra nesta sexta (14) exibição na capital e seguem para a Unilab, em Redenção

Divulgação

Contos de Madagascar será exibido sábado no Anfiteatro da Unilab

A 7ª Mostra Internacional de Cinema Africano vai exibir de graça 13 obras de ficção, documentário e curtas-metragens que abordam a temática do multiculturalismo, a riqueza e a complexidade das tradições africanas. A mostra que começou na segunda-feira em Fortaleza encerra hoje (13) e amanhã sua participação na capital cearaense e se desloca, de 15 a 17, para o Campus da Liberdade da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), no município de Redenção, a 55 quilômetros de Fortaleza.

Os filmes selecionados foram feitos pela produtora independente Laterit, fundada em 1988 em Paris e voltada para questões ligadas à África. Um dos criadores da produtora, Cesar Paes, ministra uma palestra-oficina sobre produção de documentário às 16 de hoje no Auditório do Departamento de História da UFC.

Um dos destaques é Batuque, de Julio Tavares, em cartaz no sábado (15) em Redenção, sobre uma mistura de ritmo, dança e poesia que formam uma expressão típica de Cabo Verde. M’Bi Balân Blana – Eu Fabrico um Balafon, de Julie Courel, mostra a fabricação desse instrumento de percussão por um mestre burkinapé que dá ao balafon poderes místicos e curandeiros. Na sequência, Mopiopio, de Zézé Gamboa, faz um retrato de Angola por meio da música do país. No domingo (16), serão exibidos Mahaleo, que apresenta Madagascar por meio da banda mais popular do país; Ópera de Mascarenhas narra a história dos primeiros colonos das ilhas do Oceano Índico; e em Angano Angano. Contos de Madagascar Marie-Clémence e Cesar Paes fazem uma viagem a Madagascar por meio de contos e lendas locais.

Em O Grande Bazar, Licínio Azevedo conta a história de dois garotos que se encontram em um velho mercado africano e se tornam amigos, apesar de terem objetivos bem diferentes. O longa-metragem O Herói, de Zézé Gamboa, acompanha um autêntico herói que, depois de 20 anos de guerra, ganhou uma medalha, uma prótese na perna e o desprezo de uma cidade. Saudade do Futuro é um filme sobre São Paulo, cantado pelos nordestinos que construíram a cidade. No filme de Cesar Paes, os migrantes, acompanhados de violão ou pandeiros, usam poesia e música numa verdadeira crônica sobre a capital paulista e suas lembranças do Nordeste.

Também serão exibidos Desobediência (hoje às tarde em Fortaleza e na segunda-feira em Redenção), sobre uma camponesa moçambicana acusada de ser a causa do suicídio do marido; Our Friends at The Bank, em que Peter Chappel acompanha as negociações do World Bank com os dirigentes de Uganda; Hóspedes da Noite, sobre a história do Grande Hotel de Moçambique, hoje transformado em ruína que serve de abrigo para mais de 3500 moradores; e A Guerra da Água, que trata sobre o antigo problema da seca em Moçambique e os conflitos causados por ela até hoje.

Mostra Internacional de Cinema Africano
Batuque/
M’Bi Balân Blana – Eu Fabrico um Balafon/ Mopiopio
Dia 15/2, às 15h, no Anfiteatro da Unilab – Redenção
Mahaleo/ Ópera de Mascarenhas/ Angano Angano. Contos de Madagascar
Dia 16/2, às 15h, no Anfiteatro da Unilab – Redenção
O Grande Bazar/ O Herói
Dia 16/2, às 15h, no Anfiteatro da Unilab – Redenção
Desobediência/ Our Friends at The Bank/ Saudade do Futuro
Dia 13/2, às 16h, na Casa Amarela – UFC Fortaleza
Dia 17/2, às 15h, no Anfiteatro da Unilab – Redenção
Hóspedes da Noite/ A Guerra da Água
Dia 13/2, às 16h, na Casa Amarela – UFC Fortaleza
Dia 15/2, às 15h, no Anfiteatro da Unilab – Redenção
Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC: Avenida da Universidade, 2591, Benfica – Fortaleza
Unilab: Avenida da Abolição, 3, Centro – Redenção
Confira a programação completa