Dica

Ocupação fotográfica celebra aniversário de São Paulo

5ª Mostra SP de Fotografia reúne 35 exposições na Vila Madalena

Divulgação

A intenção do evento é, a cada 25 de janeiro, promover um “olhar fotográfico sobre São Paulo”

Um dos bairros mais efervescentes de São Paulo, a Vila Madalena, recebe a partir de hoje (25) 35 exposições de fotos em comemoração ao aniversário de 460 anos da cidade. Promovida pela DOC Galeria, a quinta edição da Mostra SP de Fotografia deve reunir o trabalho de cerca de 150 artistas em exposições individuais e coletivas, além de promover workshops, projeções, ciclos de debates e rally fotográfico.

A intenção do evento é, a cada 25 de janeiro, promover um “olhar fotográfico sobre São Paulo” por meio de exposições em galerias, espaços culturais, lojas, restaurantes, cafés, muros e postes do bairro. A mostra conta com fotos de Paulo Vainer, German Lorca, Tuca Reines, Bubby Costa, Lalo de Almeida, Jorge Bodansky, Gordana Manic, Mauricio Lima, os coletivos Trema e Selva SP, entre outros artistas.

Hoje (25) foi lançada a Academia Paulista de Fotografia, cuja primeira edição reúne 12 fotógrafos que apresentam trabalhos exclusivos com imagens da capital paulista. O projeto final, que apresenta imagens nos segmentos documental, jornalístico, contemporâneo e histórico, pode ser conferido até 23 de fevereiro na DOC Galeria (Rua Aspicuelta, 662).

Um dos destaques da programação da 5ª Mostra SP de Fotografia é a exposição coletiva Voracidade, que reúne na Marcenaria Baraúna (Rua Harmonia, 101) trabalhos de 20 renomados chefs da gastronomia paulistana, entre eles Alex Atala, Rita Lobo, Andrea Kaufmann, Bel Coelho, Isabela Raposeiras, Janaína e Jefferson Rueda. A praça do Fórum sedia uma exposição que apresenta fotos de antigos moradores da Vila Madalena suspensas em árvores.

Como atividade paralela, no dia 6 de fevereiro será exibido o filme Verdade 12.528, de Paula Sacchetta e Peu Robles, seguido de debate sobre a ditadura (1964-85) com o escritor Marcelo Rubens Paiva e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana, Ivan Seixas, no Centro Cultural Rio Verde (às 20h30, na Rua Belmiro Braga, 119). O documentário trata sobre a importância da Comissão da Verdade por meio de depoimentos de ex-presos políticos e vítimas da repressão e reflete sobre a ligação direta entre a impunidade do passado e do presente.

Até o final da mostra, serão promovidos vários Ciclos de Conversas com temas diversos como, por exemplo, os 50 anos do golpe contra João Goulart e as manifestações de 2013. Confira a programação completa da 5ª Mostra SP de Fotografia. A duração e os horários das exposições podem variar de acordo com o funcionamento dos estabelecimentos participantes.