TVT

Encontro cultural debate diversidade da produção no ABC paulista

Iniciativa é parceria da Universidade Federal do ABC e do Sesc Santo André e se encerra neste sábado

Cultura Viva Santo André

O objetivo é de aproximar produtores culturais e universidades; encontro vai até amanhã (23)

São Paulo – Com o objetivo de aproximar produtores culturais e universidades, o primeiro Encontro da Diversidade Cultural do ABC Paulista começou ontem (21) e ocorre até amanhã (23), no Sesc Santo André. A iniciativa é uma parceria entre o Sesc, a Universidade Federal do ABC, e do Fórum Permanentes de Debates do ABC, e procura dar mais condições para a instalação de políticas culturais na região.

“A região foi composta de migrantes e imigrantes, é um caldo cultural. É esse caldo cultural que queremos por na roda para discutir”, afirmou a coordenadora do Fórum, Dalila Teles Veras, à TVT.

O “Sarau na quebrada” por exemplo, existe há quase três anos, e tem levado música, cidadania e reflexão pelas regiões onde tem passado, transformamos alguns bares em pequenos centros culturais uma vez por mês, levando teatro, música, poesia, debates.

Produtores culturais independentes reclamam da falta de visibilidade de iniciativas como esta nos meios de comunicação e da burocracia no acesso ao financiamento público, o que, segundo eles, têm dificultado o fortalecimento da diversidade cultural. O Poeta Zho Bertholini manteve por 25 anos a revista de poesia A Cigarra, sem nenhum tipo de apoio do poder público. “É sempre muito difícil, complicado e burocrático, você ter conversa e diálogo com o poder público. Ele está preocupado em criar eventos, que não dão continuidade de cultura. A nossa ideia é de uma politica cultural diversificada que tenha continuidade.”

Para Dalila, o encontro é fruto de um extenso processo. “É o coroamento de um processo que não vem de uma pessoa, mas de muitas, é fruto de um processo de discussões, de um acúmulo de massa crítica de todas essas pessoas que estão aqui reunidas.”

Assista aqui a reportagem completa da TVT.

 

Leia também

Últimas notícias