Consciência Negra

Balada Literária promove cultura africana e debate sexualidade

Evento homenageia Laerte, discute gênero na escrita e no sexo e reúne mestres e

Rogério Reis/Mariza Lima/Fernanda Grigolin/Divulgação

Idades do samba: em show de abertura, Monarco da Portela e Áurea Martins acompanham Fabiana Cozza (à dir.)

O show Cor, Ação no Brasil – Onde Bate Meu Coração Negro? abre hoje (20) a Balada Literária 2013. O espetáculo será realizado no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, e celebra o Dia da Consciência Negra com a cantora paulistana Fabiana Cozza, Aloísio Menezes, Lucas dos Prazeres, Sérgio Pererê e Áurea Martins.

De hoje domingo (24), a oitava edição da Balada Literária homenageia o cartunista Laerte, militante de causas ligadas à questão de gênero. Além do criador de Piratas do Tietê, o evento que será realizado na Vila Madalena e na zona oeste da capital paulista deve reunir os cartunistas Angeli e Raffa Coutinho, o músico e escritor Arnaldo Antunes, a cantora Vanessa da Mata, o autor chileno Pedro Lemebel entre outros artistas.

Segundo o escritor Marcelino Freire, idealizador da Balada Literária, as atividades desta edição debaterão temas “provocativos”:

“Para discutir as questões levadas ao público e à mídia, de uns tempos para cá, pelo homenageado, a nossa festa trará temas provocativos, dos gêneros literários aos sexuais, passando pelo preconceito e, sem contar, os casos em que uma arte vem se misturar à outra arte, dando origem a uma ação artística completamente diferente”, afirma.

Programação diversificada

Autor de A Tristeza Extraordinária do Leopardo das Neves, lançado em abril deste ano pela Cia. das Letras, Joca Reiners Terron, coordena a primeira mesa de debate, amanhã (21), às 11h, na Livraria da Vila. Angeli e Sérgio Gomes, amigos de Laerte nos anos 1980, encontram o homenageado para um bate-papo com João Silvério Trevisan, que é escritor, cineasta e ativista pelos direitos GLBT.

Às 18h, Jomard Muniz de Britto conversa com o fotógrafo J.R. Duran e com o escritor Paulo Lins sobre literatura pop e policial. Na sequência, Ivana Arruda Leite debate música e literatura com a cantora, compositora e escritora Vanessa da Mata. Já às 21h, no Centro Cultural Barco, Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz fazem uma performance poética.

No dia 22, Cadão Volpato, Daniel Pelizzari, João Anzanello Carrascoza e Carola Saavedra discutem sobre mudanças na linguagem e escritores que trocam de gênero. Às 14h30, Hector Bisi e Nelson Maca conversam com o escritor cubano Alberto Guerra Naranjo, cuja obra ainda é inédita no Brasil. Às 19h30 começa a balada no Espaço Parlapatões, com show do cantor Rubi e a peça A Casa Amarela, de Márcia Abujamra com o ator Gero Camilo.

No sábado, 23, a mesa “Quem faz a literatura acontecer”, na Livraria da Vila, reúne Suzana Vargas, Carlos Henrique Schrorder (do Festival Nacional do Conto), Mauro Munhoz (da Flip) e Sérgio Vaz (da Cooperifa). Às 14h, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Eduardo Araújo debate com a escritora argentina Alejandra Laurencich, com Antonio Carlos Viana, Rita Couto, Roberto Taddei e Bruno Azevêdo na mesa “Herói – quem ensina literatura nas escolas e nos cursos de criação literária”. A mesma biblioteca recebe, às 20h30 o show Paralelas, com Alice Ruiz e Alzira E, seguido pela abertura da exposição da poeta e artista plástica Laura Castro.

O destaque do último dia do evento é a Q Balada, uma espécie de “disputa” entre quadrinistas de vários estados: Chiquinha e Tiago El Cerdo (RJ), Amilcar Pina, Julia Bax, Mateus Aciolli, o filho do Laerte, Raffa Coutinho (SP), Eloar Guazelli (RS) e Gabriel Góes (DF). À tarde no Centro Cultural B_arco, o ator Paulo Cesar Pereio será sabatinado por Luciana Miranda Penna, Marcela Lordy e Marta Nowill.

Para fechar a programação oficial, show com Ademir Assunção e Mário Bortolotto, exibição de vídeos de Lenora de Barros, pré-estreia do filme A Vida Não Basta, de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini, e a peça Réquiem para um Rapaz Triste em homenagem ao escritor Caio Fernando Abreu.

Depois de tanta badalação, é a vez da Ressaca Literária. Na quarta-feira, dia 27 de novembro, às 19h30, os escritores Ferréz e Lourenço Mutarelli conversam com o cantor, compositor e escritor Arnaldo Antunes. Em seguida, a ressaca termina com a apresentação da banda Passo Torto, com Rômulo Fróes, Marcelo Cabral, Kiko Dinucci e Rodrigo Campos.

Serviço
Show de abertura:
Cor, Ação no Brasil – Onde Bate Meu Coração Negro?
Quando: Quarta, dia 20 de novembro, às 18h
Onde: Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195
Duração: 120 min.
Quanto: Grátis, com retirada de ingresso no dia do espetáculo, a partir das 14h, na bilheteria do Sesc Pinheiros

Balada Literária
Quando: de 20 a 24 de novembro
Onde: diversos locais
Quanto: grátis
Programação completa aqui

Leia também

Últimas notícias