rede

Teia SP 2013 promove interação de 700 Pontos de Cultura do estado

Evento promovido pelo Minc deve reunir entre 10 mil e 20 mil pessoas até domingo no centro de São Paulo

Cristina Gallo/Minc

Apresentação de ballet durante cerimônia de inauguração da Teia 2013, ontem (9)

São Paulo – Foi inaugurada ontem a Teia São Paulo 2013, evento cultural que reúne os pontos de cultura de todo estado. Além de atividades e oficinas, a programação conta com um fórum que irá debater políticas culturais e a forma de organização dos 700 pontos espalhados pelo estado.

Na abertura do evento, ontem (8), foi assinada parceria entre o governo federal e a prefeitura de São Paulo para a formação de uma rede municipal de Pontos de Cultura. Participaram do ato a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e os secretários estadual e municipal da Cultura, Marcelo Araújo e Juca Ferreira,

“No fórum vamos debater principais políticas e propostas que vêm da Conferência Nacional da Cultura. Em paralelo vamos ter quatro palcos de apresentações artísticas”, explica um dos organizadores do evento, Paulo Índio. O fórum de debates ocorre hoje (9). “Também teremos feira de economia solidária, exposições, exibições de vídeo e oficinas”, explica.

Os Pontos de Cultura fazem parte do programa Rede Cultura Viva. Ontem, durante a cerimônia de inauguração, a ministra Marta Suplicy chamou os grupos que compõem o Cultura Viva a participar de outras iniciativas do ministério. Entre elas, o editais para a Copa do Mundo, para as mulheres e para a programação cultural dos CEUs das Artes. A ministra também lembrou do Vale-Cultura, que entrará em vigor no segundo semestre deste ano e pode ser mais uma fonte de sustentabilidade para alguns grupos.

Segundo os organizadores, a expectativa é que entre 10 mil e 20 mil pessoas participem da Teia 2013. Índio ressalta que os pontos tem ações em diversos segmentos.

“A relação dos pontos com sociedade fomenta uma nova forma de fazer cultural, em que o cidadão não é só espectador mas fazedor cultura, o que é importante para a formação cidadã”, diz ele.

Confira aqui a programação completa da Teia 2013.

Ouça aqui a entrevista completa de Paulo Índio à Rádio Brasil Atual.

Leia também

Últimas notícias