cinema

Emir Kusturica filmará documentário sobre Pepe Mujica

Produção não terá dinheiro público e expectativa é que obra sobre vida do presidente uruguaio seja exibida após a eleição presidencial de 2014

efe

Montevidéu – O renomado diretor de cinema e músico sérvio Emir Kusturica gravará um documentário cinematográfico sobre a vida do presidente do Uruguai, José Mujica, um ex-guerrilheiro tupamaro de 78 anos. O anúncio foi feito hoje (8) por fontes oficiais uruguaias.

Segundo o Ministério de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, que casualmente administrou o acordo, o projeto se chamará “O presidente do povo” e terá um orçamento de 3 milhões de dólares.

O acordo com o cineasta foi fechado na semana passada na Bélgica, onde Kusturica se reuniu com assessores do ministro uruguaio dessa pasta, Enrique Pintado. Eles conheciam o interesse do diretor pela figura de Mujica, embora as gestões tenham começado há nove meses por iniciativa do próprio cineasta.

O projeto não usará imagens de ficção, mas utilizará imagens de arquivo e diversas reuniões entre o diretor e o presidente do Uruguai. Elas ocorrerão a partir de dezembro.

O filme não receberá patrocínio do Estado uruguaio, pois será financiado por patrocinadores privados brasileiros, uruguaios e argentinos.

Por outro lado, a revista uruguaia Búsqueda publicou nesta quinta-feira que a produtora argentina K&S Films também trabalhará no projeto e já se encontraria recopilando informação de arquivo para Kusturica.

O lançamento do documentário é esperado para dezembro de 2014, quando já se conhecerá o sucessor de Mujica à frente da Presidência uruguaia, já que a eleição se realizará um mês antes.

José “Pepe” Mujica, líder da governista e esquerdista Frente Ampla, é conhecido por seu estilo de vida austero, o que levou a que alguns veículos internacionais se referissem a ele como o presidente “mais pobre do mundo”.

Mujica, que passou vários anos na prisão por atuar na luta armada, a maioria durante a ditadura (1973-1985), vive atualmente em uma humilde chácara perto de Montevidéu com sua esposa, a senadora Lucía Topolansky.

O governante doa cerca de 90% de seu salário presidencial, de cerca de 12 mil dólares mensais (27.450 reais), à construção de moradias sociais.

Entre outros trabalhos, Emir Kusturica, de 58 anos, dirigiu “Maradona by Kusturica” (2008), “Zavet” (2007), “Underground – Mentiras de Guerra” (1995) e “Vida Cigana” (1989).

Por esse último filme, recebeu o prêmio ao melhor diretor do Festival de Cannes, quatro anos depois que outro de seus filmes, “Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios” (1985), levou a Palma de Ouro.