Mostra cultural traz Emicida e Mia Couto para os 11 anos do Sarau da Cooperifa

São Paulo – O Sarau da Cooperifa comemora 11 anos de atividades na periferia de São Paulo com a 5ª edição de sua mostra cultural. A  mostra começou no sábado (3) […]

São Paulo – O Sarau da Cooperifa comemora 11 anos de atividades na periferia de São Paulo com a 5ª edição de sua mostra cultural. A  mostra começou no sábado (3) e vai até o próximo domingo (11) em escolas e espaços públicos, assim como Centros Educacionais Unificados (CEUs).

“A programação vem sempre ancorada na ideia da Semana de Arte Moderna de 22, pensada por modalidades artísticas”, afirma em entrevista à Rádio Brasil Atual Sérgio Vaz, poeta e idealizador do Sarau da Cooperifa. Dança, cinema, música, teatro e artes plásticas são as modalidades contempladas no programa.

Segundo vaz, a falta de espaços para a prática de atividade culturais é gritante na periferia da cidade. “É questão de não ter onde ficar, mais que patrocínio ou apoio. Tanto que o Sarau da Cooperifa e outros que se estendem ao longo da periferia acontecem em bares”. Ele ressalta a importância de tetros e cinemas pra que os artistas possam se apresentar e dialogar com a comunidade.

A participação da população nas atividades é apontada por Vaz como a grande conquista da Cooperifa. “Um dos grandes méritos nosso não é fazer produção artística, mas sim a formação de público. Durante estes 11 anos as pessoas começaram a ler por conta do sarau, se interessar por cinema, poesia”. Os artistas, segundo ele, têm de ter essa preocupação. “O que interessa não é a arte pela arte, mas a arte cidadã”, diz.

Apesar do desejo de levar o sarau para outros municípios, os recursos são escassos. Embora o projeto receba apoio de algumas instituições, como o Sesc, o Itaú Cultural e a Editora Trip, a expansão demandaria mais fôlego financeiro. “Nossos braços são muito curtos, a gente tenta levar a ideia para outras regiões através da inspiração e do exemplo”.

Todos os eventos da mostra são gratuitos. Entre as principais atrações estão o cantor de rap Emicida, KL Jay, dos Racionais MC’s, e o escritor moçambicano Mia Couto. Mais informações sobre a programação e os locais no blog colecionadordepedras1.blogspot.com.br.

Ouça aqui a entrevista com Sérgio Vaz.