Memorial da Resistência, em São Paulo, exibe filme sobre vida de avó da Praça de Maio

'Verdades Verdaderas...' relata a história de Estela Barnes de Carlotto, presidenta da associação civil argentina, que comparece a debate neste sábado no centro da capital paulista

Cena do filme de Lavedra, em cartaz na mostra de filmes sobre resistência a ditaduras e regimes de exceção (©divulgação)

São Paulo – O Memorial da Resistência, localizado na região central de São Paulo, exibe neste sábado (15) o filme “Verdades Verdaderas, la vida de Estela”, do argentino Nicolás Gil Lavedra. A apresentação será seguida de debate com Estela Barnes de Carlotto, presidenta da Associação Civil Avós da Praça de Maio, da Argentina, cuja história é retratada na película. O diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política, Maurice Politi, também participará da discussão, que faz parte do evento Cinema de Resistência. Em todos os sábados, até o final de outubro, a programação se repete, com variados títulos.

O Memorial da Resistência sediava o antigo Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (Dops), órgão responsável por reprimir movimentos sociais e políticos considerados subversivos no período da ditadura militar (1964-1985). Atualmente, preserva a memória da resistência, por meio de programação cultural.

Sinopse

“Verdades Verdaderas, la vida de Estela”

Em 1976, sob o pretexto da reorganização nacional, do combate à subversão e à perseguição ao perigo comunista, um golpe de estado derrubou o governo argentino, instaurando o “Processo de Reorganização Nacional”, nome pelo qual ficou conhecida a ditadura militar argentina. O país passou a vivenciar o terrorismo de Estado e contabilizou o assassinato de aproximadamente 30 mil cidadãos de diferentes idades e classes sociais, além do sequestros de crianças.

O filme conta a história de Estela Barnes de Carlotto, ativista política de direitos humanos na Argentina e presidenta da Associação Civil Avós da Praça de Maio (Abuelas de Plaza de Mayo),uma organização não governamental que tem como objetivo localizar pessoas sequestradas pela repressão política na Argentina durante a ditadura e promover o retorno às suas legítimas famílias, bem como localizar e exigir punição aos responsáveis.

A história retrata os mais diversos aspectos da vida de Estela e o inicio de sua trajetória no ativismo político, logo após o sequestro de sua filha, Laura Estela de Carlotto, em 1977. 

Serviço

Evento: Cinema de Resistência
Filme: “Verdades Verdaderas, la vida de Estela”, de Nicolás Gil Lavedra, Argentina, 2011, 99 minutos
Local: Memorial da Resistência: Largo General Osório, 66, 5º andar, auditório Vitae, Bairro da Luz, região central de SP
Data: 15/9/2012
Horário: 14h
Telefone: (11) 3335-4990
Programação gratuita