Sob protestos, TV Cultura elege novo presidente do Conselho

São Paulo – Será eleito na manhã de hoje (16) o novo presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Movimentos ligados à democratização dos meios de comunicação e ex-funcionários […]

São Paulo – Será eleito na manhã de hoje (16) o novo presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Movimentos ligados à democratização dos meios de comunicação e ex-funcionários das rádios e TV Cultura prometem fazer barulho. A manifestação teve início hoje, às 8h, em frente à emissora, localizada àna Água Branca, zona oeste da capital paulista.

O protesto denuncia o processo de desmonte das emissoras, que no último ano já demitiu mais de 200 funcionários e extinguiu programas de qualidade. “Não são só poucos grupos que estão incomodados com o que está acontecendo com a emissora. Muita gente está ‘engasgada’ com esse processo de desmonte”, disse João Brant, coordenador do Coletivo Intervozes. 

Os manifestantes criticam a parceria com o Grupo Folha, que transmite o programa “TV Folha”, aos domingos à noite, na TV Cultura. Para Brant, o Conselho Curador deveria zelar pelo caráter público das emissoras, mas na prática descumpre essa função. O ativista também diz que o Conselho tem sido pouco ativo e nada crítico ao processo de desmonte da Cultura.    

Nas palavras de Brant, está clara a visão de João Sayad – atual presidente da emissora – e do governo paulista nos últimos anos. “A estratégia é demitir as equipes responsáveis pelos programas produzidos dentro da emissora, ampliando assim, o espaço para programas feitos por outras mídias”, disse Brant. Ele ressalta porém que não é contra a emissora comprar programação independente ,desde que seja estabelecido um projeto estratégico para a emissora, que é pública.

Manifestantes aguardam que a Assembleia Legislativa realize a audiência pública que já foi aprovada, e convoque o presidente da TV Cultura para esclarecer os fatos.

Ouça aqui a reportagem da Rádio Brasil Atual.