‘Tropa de Elite 2’ é o filme brasileiro indicado para disputar vaga ao Oscar

Wagner Moura vive novamente o Capitão Nascimento, na sequência do filme de 2008 (Foto: Divulgação) São Paulo – O filme brasileiro indicado para concorrer a uma vaga no Oscar será […]

Wagner Moura vive novamente o Capitão Nascimento, na sequência do filme de 2008 (Foto: Divulgação)

São Paulo – O filme brasileiro indicado para concorrer a uma vaga no Oscar será “Tropa de Elite 2 – o inimigo agora é outro”, de José Padilha. A produção será avaliada pelos membros da Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, responsável pela festa do Oscar 2012, em sua 84ª edição. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20), no Rio de Janeiro.

A produção irá concorrer a uma das cinco indicações de Melhor Filme Estrangeiro. A última vez que um filme brasileiro concorreu ao prêmio na categoria foi “Central do Brasil”, de Walter Salles, em 1998 – embora “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, tenha concorrido em categorias técnicas. Em 2010, “Lula, o filho do Brasil” foi o escolhido pela Comissão Especial de Seleção, mas não chegou a ser indicado.

No elenco de “Tropa de Elite 2”, estão Wagner Moura, Irandhir Santos, Pedro Van Held, André Ramiro, Milhem Cortaz, Maria Ribeiro e Tainá Müller. O Capitão Nascimento é considero um dos personagens mais populares do cinema brasileiro desde a retomada, em meados da década de 1990.

A sequência do filme de 2008 mostra o ex-policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia do Rio de Janeiro na Secretaria de Segurança Pública, sugerindo que os problemas vão além da corrupção de agentes e do tráfico de drogas nas ruas e favelas.

 

A discussão durou uma hora, na manhã desta terça, no Palácio Capanema, na capital fluminense. Havia 15 inscrições de filmes interessados. Participaram da decisão a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana; o presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco; o  ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza; e os representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.

Os outros filmes inscritos eram: A Antropóloga, de Zeca Nunes Pires; As Mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Halder Gomes; Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo; Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini; Estamos Juntos, de Toni Venturi; Família Vende Tudo, de Alain Fresnot; Federal, de Erik de Castro; Vips, de Toniko Melo; Histórias Reais de um Mentiroso Vips, de Mariana Caltabiano; Lope, de Andrucha Waddington; Malu de Bicicleta, de Flávio Ramos Tambellini; Mulatas! Um Tufão nos Quadris, de Walmor Pamplona; Quebrando o Tabu, de Fernando Grostein Andrade; e Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias