Na Câmara dos Deputados, hip-hop chama atenção para problemas do álcool

A exibição de um videoclipe na Câmara dos Deputados, em Brasília, pode ser considerado algo inédito, mas aconteceu na terça-feira (12), com “Um Brinde”, dirigido por Vras 77, para o […]

A exibição de um videoclipe na Câmara dos Deputados, em Brasília, pode ser considerado algo inédito, mas aconteceu na terça-feira (12), com “Um Brinde”, dirigido por Vras 77, para o grupo de hip-hop Inquérito, liderado pelo MC, compositor e geógrafo Renan Inquérito. Os dois estiveram num encontro que faz parte da Comissão Especial sobre Bebidas Alcoólicas e contou ainda com a presença de Gilberto Leifert, presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Um dos temas debatidos foi a influência da propaganda no aumento do consumo de bebidas alcoólicas no país.

O encontro foi solicitado pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), que declarou que o grupo de hip-hop Inquérito contribui de modo significativo na comissão, porque são jovens que se expressam e entendem a linguagem dos jovens. “Eles mereceram esse espaço”, garante. 

O principal objetivo da comissão é justamente analisar as causas e consequências do aumento do consumo de álcool nos últimos anos e propor políticas públicas de prevenção e combate, justamente a temática do videoclipe, que, com fotografia e iluminação bastante realistas, retrata esse universo, desde  o plantio da cana-de-açúcar até o etanol que move os carros, como um grito de alerta. A direção de Vras 77 demonstra o grande talento do realizador, que é conhecido na periferia de São Paulo por retratar a realidade onde vive, fabricando os equipamentos no quintal da casa onde mora.

O videoclipe foi lançado em fevereiro, junto com a Campanha Nacional de Combate ao Alcoolismo e, desde então, foi exibido em 170 lugares diferentes do Brasil e também em Portugal, Cuba, Guiné Bissau, Estados Unidos e Inglaterra. 

Logo após o evento na Câmara, Renan Inquérito declarou: “Achei muito válido o convite e também a maneira como receberam a proposta, sobretudo porque depois do encontro, percebi, da parte deles, um grande entusiasmo em estabelecer parcerias, inclusive, já nos convidaram para outra audiência, que acontecerá na Assembléia Legislativa em São Paulo, no próximo mês. Creio que abrimos mais uma porta para o Inquérito e também para o hip-hop. Foi um momento inédito e criamos um canal de diálogo”.

Assista o vídeo:

Guilherme Bryan, para a Rede Brasil Atual

Sugestões de pautas culturais podem ser enviadas para [email protected]