Festa literária movimenta Santa Teresa, reduto de artistas no Rio

Rio de Janeiro – O bairro de Santa Teresa, tradicional reduto de artistas da cidade do Rio de Janeiro, está promovendo, neste fim de semana, um grande encontro em torno […]

Rio de Janeiro – O bairro de Santa Teresa, tradicional reduto de artistas da cidade do Rio de Janeiro, está promovendo, neste fim de semana, um grande encontro em torno da literatura. São mais de 30 atrações gratuitas e interativas para adultos, jovens e crianças. É a terceira edição da Festa Literária de Santa Teresa (Flist 2011), que deve atrair, até este domingo, segundo a expectativa dos organizadores, cerca de 20 mil cariocas e turistas ao bairro, superando o número do ano passado, que registrou público de 15 mil pessoas.

Inspirada na Festa Literária de Paraty (Flip), promovida desde 2004 na cidade histórica do litoral sul do estado, a Flist foi organizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), escola instalada num castelo em estilo florentino, na parte mais alta do bairro, a partir de uma feira de literatura da própria escola. “Essa feira cresceu e, há três anos, resolvemos criar a Flist, com o objetivo inicial de integrar o Ceat ao bairro de Santa Teresa, mas agora, no terceiro ano, a proposta é de integração com toda a cidade”, explicou Ninfa Parreiras, uma das coordenadoras do evento.

Segundo ela, a ideia de uma grande feira literária está em sintonia com o histórico vínculo do bairro com as artes. “Santa Teresa é um bairro onde já moraram e ainda moram diversos escritores, como Manuel Bandeira e Rachel de Queiroz, no passado, e Lygia Bojunga, atualmente. Saraus literários e recitais de poesia fazem parte da história do bairro”, diz.

As atividades, todas interativas, estão acontecendo em quatro espaços culturais: Parque das Ruínas, Casa Paschoal Carlos Magno, Casa Amarela e Cine Santa, com o objetivo de promover a literatura e estimular a formação de público leitor. As atrações abrangem lançamentos de livros e conversas com autores, debates, contadores de histórias e oficinas de ilustração, contos e histórias em quadrinhos.

O homenageado deste ano é o escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queiroz, premiado autor de literatura infanto-juvenil, que lançou no sábado (14) novo livro, Vermelho Amargo, no Parque das Ruínas. Construído a partir das ruínas da antiga mansão de Laurinda Santos Lobo, palco de grandes saraus literários e musicais na primeira metade do século 20, o parque vai sediar a maior parte dos eventos da Flist, inclusive o show de encerramento, da Orquestra Voadora, neste domingo (15), às 18h.

Os restaurantes de Santa Teresa também estão participando da festa, com pratos especiais elaborados em homenagem a escritores. De acordo com Ninfa Parreiras, “a proposta é fazer com que cariocas e turistas subam as ladeiras do bairro em busca da atmosfera artística, a exemplo do que os parisienses fazem em Montmartre”. Nos guias turísticos da cidade do Rio de Janeiro, Santa Teresa, por causa de sua geografia e dos ateliês de artistas plásticos, é frequentemente comparada com o famoso bairro boêmio da capital francesa.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias