‘Em um Mundo Melhor’ conta história moralizante

(Foto:Divulgação) São Paulo – Ganhador do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira, o dinamarquês “Em um Mundo Melhor”, de Susanne Bier, se insere na […]

(Foto:Divulgação)

São Paulo – Ganhador do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira, o dinamarquês “Em um Mundo Melhor”, de Susanne Bier, se insere na tradição dos premiados nessa categoria: pouco reflete sobre o cinema fora dos Estados Unidos, mas muito ressoa junto aos interesses dos norte-americanos.

Temas como bullying, sentimento de culpa europeu diante do 3o Mundo e famílias problemáticas agradam bem ao gosto dos votantes da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, que deixam de lado filmes de maior valor artístico, como o argentino “Abutres” e o tailandês “Tio Boonmee que Pode Recordar suas Vidas Passadas”, este último ganhador da Palma de Ouro em Cannes 2010.

A diretora dinamarquesa Susanne Bier (“Depois do Casamento”) volta à sua terra natal depois de uma fraca incursão no cinema norte-americano com “Coisas que Perdemos pelo Caminho” (2007). Seu novo trabalho, cujo roteiro é assinado pelo seu colaborador frequente Anders Thomas Jensen, cruza a história de duas famílias consumidas pela culpa e o distanciamento. O longa estreia em São Paulo e Rio de Janeiro.

“Em um Mundo Melhor” faz um paralelo entre dois países: Dinamarca e Quênia. Anton (o sueco Mikael Persbrandt) é um médico dinamarquês que viaja frequentemente à África para cuidar de mulheres que foram brutalmente atacadas por um chefão local. Em casa, ele tenta recuperar o amor de sua mulher, Marianne (Trine Dyrholm), e a confiança do filho, Elias (Markus Rygaard).

A outra família é a de Claus (Ulrich Thomsen), viúvo e pai omisso que volta da Inglaterra para a Dinamarca com o filho pequeno, Christian (William Johnk Nielsen), depois da morte da mãe do menino. A vida dos dois garotos vão se cruzar quando Elias é humilhado por outro menino na escola e Christian decide tomar as dores. A reação é violenta e inesperada, surpreendendo especialmente o pai. O menino revela-se um garoto vingativo, cujo comportamento coloca em risco a vida não apenas do amigo, mas também de desconhecidos.

O retorno de Anton para casa o aproxima do filho, que passa a ver as atitudes do pai com outros olhos — especialmente influenciado pelas tendências do novo amigo. Elias e Christian passam a resolver qualquer tipo de problema usando violência. No Quênia, há um paralelo das ações do médico e das crianças. Mais tarde, Anton terá a chance de acertar as contas com o chefão da aldeia local, quando este precisa de sua ajuda.

Susanne e seu roteirista armam uma história moralizante cujo questionamento maior é: devemos oferecer a outra face para o inimigo? A resposta, como é de se esperar, não é simples e envolve muita discussão — mas o filme é um tanto simplista em sua resolução, exagerando nas manipulações emocionais e narrativas. A ideia vendida por “Em um Mundo Melhor” é que as pessoas retribuirão, tanto o bem, quanto mal, na mesma moeda. Então, por que não fazer apenas o bem? Num mundo ideal, isso seria perfeito — mas o nosso está muito longe disso.

Veja o trailer do filme:

Fonte:Reuters

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

Leia também

Últimas notícias