TV sueca lança documentário sobre o site WikiLeaks

São Paulo – A rede de televisão sueca STV acaba de lançar um documentário sobre o site Wikileaks, o “Wikirebels”. Uma equipe da TV acompanhou por vários meses os bastidores […]

São Paulo – A rede de televisão sueca STV acaba de lançar um documentário sobre o site Wikileaks, o “Wikirebels”. Uma equipe da TV acompanhou por vários meses os bastidores da organização e entrevistou o fundador Julian Assange e o ex-funcionário Daniel Domscheit-Berg. Daniel anunciou nesta semana a fundação de um concorrente ao Wikileaks, o Openleaks.

Julian Assange permanece preso em Londres desde o último dia 7. Na terça-feira (13), a Justiça aceitou liberá-lo sob fiança, mas a promotoria suéca recorreu. Nesta quinta-feira (16) a corte britânica decidirá sobre o recurso que permitiria soltar Assange sob pagamento de fiança de 200 mil libras (R$ 535,3 mil).

O site WikiLeaks está no centro de uma polêmica por conta da divulgação de cerca de 250 mil comunicações diplomáticas sigilosas. Na segunda-feira (13), foram divulgados telegramas que indicam que o candidato derrotado á presidência da república, José Serra, prometeu tomar medidas para satisfazer os interesses das petroleiras americanas em relação ao marco exploratório do pré-sal.

Na última quinta-feira (9) o presidente Lula defendeu Assange e elogiu a iniciativa do australiano de “desnudar” a diplomacia. “Então, Wikileaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas”, disse.

O documentário está na íntegra em vídeo abaixo do YouTube, em inglês, ainda sem legendas.

Leia também

Últimas notícias