Fábricas no ABC ganham 25 pontos de leitura

São Paulo – Nos próximos meses, 25 pontos de leitura serão instalados em fábricas da região do ABC, na Grande São Paulo. O cronograma de instalação das minibibliotecas será anunciado […]

São Paulo – Nos próximos meses, 25 pontos de leitura serão instalados em fábricas da região do ABC, na Grande São Paulo. O cronograma de instalação das minibibliotecas será anunciado nesta quarta-feira (15), a partir da 9h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

Os equipamentos são parte de um programa do Ministério da Cultura. Cada unidade do Projeto Leitura nas Fábricas inclui um kit com 650 livros, duas estantes, uma mesa, uma cadeira, três pufes, um computador e uma impressora. O material fica à disposição dos trabalhadores e seus familiares em horários de pausa para café e refeições ou fora da jornada de trabalho. Os livros podem ser levados para casa, por empréstimo.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, sustenta que é necessário facilitar o acesso dos trabalhadores aos livros e assim aumentar a média de dois livros por ano dos brasileiros. “O objetivo deste evento é fazer com que os diferentes atores da região conheçam e entendam a importância de abraçarem o projeto”, afirma. O coordenador do programa no Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piuba, participa do anúncio.

A cidade de Diadema já recebeu seis pontos de leitura em 2010 e outros quatro serão inaugurados no início de 2011. Um ponto de leitura será montado na sede do sindicato, no dia do evento, para que empresários, dirigentes sindicais e representantes do poder público e dos movimentos sociais possam conhecer a estrutura e o funcionamento das minibibliotecas.

Leia também

Últimas notícias