5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega a São Paulo

Ricardo Darín em cena do filme Abutres (Foto: Divulgação) A 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul começa nesta sexta-feira (19) em São Paulo. Serão 41 filmes […]

Ricardo Darín em cena do filme Abutres (Foto: Divulgação)

A 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul começa nesta sexta-feira (19) em São Paulo. Serão 41 filmes dos dez países do continente, entre curtas, médias e longas-metragens, com exibições gratuitas.

O homenageado desta edição será o ator argentino Ricardo Darín, protagonista de “O Segredo dos seus olhos” de Juan José Campanella, Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano. Darín vai participar de uma bate-papo com o público no sábado (20) às 19h na Cinemateca Brasileira. Antes, às 17h, apresenta no mesmo local seu novo filme, “Abutres”, de Pablo Trapero.

Para o curador do festival, Francisco César Filho, Darín humaniza os personagens, dá muita credibilidade aos seus filmes e o espectador facilmente se identifica com suas fraquezas e acertos. “O ator leva o grande público ao cinema, ao contrário do cinéfilo que é atraído pelo diretor da obra. Com Darín se alargam as possibilidades de público do festival, das pessoas que gostam de boas atuações.”

A mostra terá também exibições de outras obras cultuadas estreladas por Darín, como “O Filho da Noiva” e “Kamchatka”.

A programação inclui a Retrospectiva Histórica Direito à Memória e à Verdade, que reune alguns títulos clássicos da cinematografia sul-americana e uma mostra Contemporânea, que exibe diversas obras premiadas internacionalmente e inéditas no país.

Temas como o direito à terra, ao trabalho, à inclusão social, à diversidade étnica, à diversidade religiosa, à memória e à verdade integram direta ou indiretamente as produções escolhidas. Todas as sessões tem closed caption para garantir o acesso a pessoas com deficiência auditiva e algumas têm audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

A mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira e vai até o dia 25 de novembro. Outras 19 capitais também receberão o festival em datas diferentes. A programação completa esté em www.cinedireitoshumanos.org.br

     

5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos – São Paulo 19 a 25/11     

CineSesc – Rua Augusta, 2075; (11) 3087-0501                                                            

Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207; (11) 3512-6111

  

 

Leia também

Últimas notícias