Ação em Juazeiro marca lançamento do Festival do Minuto sobre Padre Cícero

Dia de Finados marca procissão de devotos do sacerdote. Inscrições do Festival vão até 30 de novembro (Foto: Festival do Minuto/Divulgação) No dia 2 de novembro, Juazeiro do Norte (CE) […]

Dia de Finados marca procissão de devotos do sacerdote. Inscrições do Festival vão até 30 de novembro (Foto: Festival do Minuto/Divulgação)

No dia 2 de novembro, Juazeiro do Norte (CE) é palco da Procissão de Padre Cícero. A festa religiosa está entre as mais populares do país e reúne milhares de devotos que peregrinam à cidade. Neste ano, além do tradicional evento, a cidade da região do Cariri, no sul cearense, também recebe uma ação do Festival do Minuto, cujo tema será a figura do religioso.

As inscrições estão abertas até 30 de novembro para participantes de todo o Brasil. Os vídeos sobre o Padre Cícero devem ser enviados para o site do Festival (www.festivaldominuto.com.br), que apresentará os ganhadores ao final do concurso. Serão três prêmios de R$ 1.000,00 cada, sendo um deles destinado a quem realizar um vídeo durante a romaria, no dia 2 de novembro. A ação é patrocinada pelo Banco do Nordeste (BNB). 

Criado em 1991, o Festival do Minuto é o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Em 2007, o festival tornou-se permanente e online, o que permite receber e exibir vídeos diretamente pela internet com temas e prêmios mensais.

Padre Cícero

O Padre Cícero é até hoje considerado o cearense do século. Durante uma missa celebrada por ele em 1889, em Juazeiro do Norte, ocorreu o primeiro de uma série de milagres que o tornaram lendário. Uma hóstia ministrada pelo sacerdote a uma beata transformou-se em sangue na boca da religiosa. Tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia dos milagres.

A partir daí, o mito do Padre Cícero passou a ter fortíssima influência social e religiosa em todo o Estado do Ceará, e Juazeiro do Norte tornou-se uma cidade-santuário e um dos maiores centros de romarias e religiosidade popular do Brasil. É lá que está sepultado o famoso Padim Ciço, maior benfeitor da cidade e santo popular.

Leia também

Últimas notícias