Blumenau espera 700 mil em 18 dias de Oktoberfest

A maior festa alemã das Américas não deve ter incidentes relacionados a chuvas. Celebração promete muito chope e cultura alemã

Festa já chegou a receber 1 milhão de pessoas (Foto: Franco Rodrigues/Divulgação)

Carlos Eduardo Oses, analista de sistemas de São Paulo (SP), finalmente vai conhecer a mais famosa festa alemã das Américas. “Estou muito curioso. Sempre quis ir, porque meus amigos sempre participam e adoram”, descreve.

Além do famoso chope, Carlos espera encontrar gente bonita e conhecer a tradição alemã. “Imagino que a cidade seja muito bonita. Quero andar e ver Blumenau (SC).” Ele e mais dez amigos vão aproveitar o feriado de 12 de outubro para curtir a 26ª Oktoberfest que começa nesta quinta-feira dia 1º de outubro e vai até 18 (domingo).

Ao longo de 25 anos de festa brasileira, os organizadores contabilizam 16,8 milhões de participantes e 9,7 milhões de litros de chope

Para a edição deste ano, a organização da festa preparou novidades para atender as 700 mil pessoas esperadas de todos os cantos das Américas. Entre os destaques, estão quatro chopeiras que servem seis copos ao mesmo tempo, as chamadas speedfillers, importadas da Holanda, além de 30 tanques de armazenamento e 60 torneiras turbotap que garantem maior vazão à bebida. De acordo com o blog da Oktoberfest, elas conseguem encher um copo em três segundos.

Oktoberfest mantém tradição alemã

Na área cultural, pela primeira vez, os fãs de música eletrônica terão seis DJs alemães que prometem esquentar as noites de quinta e sábado na Vila Germânica. Já a animação do parque fica por conta de três bandas alemãs.

A festa terá inclusive extensões em outros pontos de Blumenau com as “Oktoberplatz”, três praças espalhadas pela cidade com atrações culturais como cinema, apresentações de bandas típicas e grupos folclóricos, cursos de culinária, distribuição de receitas com pratos típicos da gastronomia germânica, oficinas de artes e jogos alusivos às tradições alemãs.

“Eu estou tranquilo porque mantenho uma rotina de exercícios. Nessa festa há muita coisa para fazer em poucos dias. É preciso fôlego” – Carlos Eduardo Oses, visitante

A parte mais tradicional da festa será animada por bandas regionais e grupos vindos diretamente da Alemanha, além de atividades como Rei do Tiro, apresentação de grupos folclóricos, desfiles típicos, festas para a terceira idade, kinderhaus (espaço para crianças), Bierwagen (distribuição de cerveja), concursos para a escolha da Rainha da Oktoberfest e do chope em metro.

Para aguentar a viagem e a maratona de atividades, o paulistano Oses reconhece que é preciso condicionamento físico. “Eu estou tranquilo porque mantenho uma rotina de exercícios. Nessa festa há muita coisa para fazer em poucos dias. É preciso fôlego”, admite.

Por metro

Em quase todas as noites também está garantido o Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar.

Concurso para saber quem são os maiores tomadores de chope

Vence a competição quem beber um metro de chope (600 ml), em menos tempo, “sem babar ou tirar a tulipa da boca”. Cada noite haverá um vencedor. No último dia da festa, serão conhecidos o tomador e a tomadora de chope que fizeram o menor tempo em todos os dias de competição.

Em 2008, o melhor tomador de chope conseguiu beber um metro em 11s47.

Chuvas

A assessoria de imprensa do evento informou à Rede Brasil Atual que os pavilhões do Parque Vila Germânica, onde ocorre a festa, foram reformados, contam com segurança adequada e estão preparados para grandes volumes de água.  

Estatística

A Oktoberfest brasileira é a maior festa típica alemã do continente americano e a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas do festival de Munique, na Alemanha. Em 2008, mais de 594 mil pessoas participaram da festa em Blumenau e consumiram quase 374 mil litros de chope, o equivalente a 150 piscinas olímpicas abarrotadas da bebida.

Ao longo de 25 anos de festa brasileira, os organizadores contabilizam 16,8 milhões de participantes e 9,7 milhões de litros de chope. Em Munique, o consumo de cerveja anual na Oktoberfest é quase igual a 20 anos de consumo da festa no Brasil. A cidade alemã recebe 10 milhões de pessoas por ano que  consomem 7 milhões de litros de cerveja.

Programação da 26ª Oktoberfest

  • 1º de outubro – 22h
    Abertura oficial da festa, com desfile oficial de abertura, às 19h30, pela Rua XV de Novembro. Entrada gratuita.
  • Horários
    Sábados e domingos, o Biergarten e o Setores 1 e 2 abrirão às 11h e o setor 3 às 18h; nos demais dias, Biergarten e setores abrem às 18h. O Setor 3 não abrirá nos dias 4, 5, 6, 13 e 18. No dia 12, será seguido o horário de domingo.
  • Ingressos
    Sábados e domingos os ingressos serão cobrados a partir das 15h;
    Dias 4 e 18, a entrada é gratuita a partir das 11h;
    Sextas e sábados e no dia 11, o ingresso custa R$ 15.
    De segunda a quinta, custa R$ 5.
    Pessoas vestidas ecom traje típico alemão crianças menores de 12 anos não pagam ingresso.
    Meia-entrada para estudantes, com apresentação de carteirinha de estudante com foto. Pessoas acima de 60 anos também pagam meia-entrada.
  • Desfiles oficiais
    Local: Rua XV de Novembro
    Dia 1º – quinta-feira, desfile de abertura – às 19h30
    Dia 3 – sábado – às 17h
    Dia 7 – quarta-feira – às 19h30
    Dia 10 – sábado – às 17h
    Dia 14 – quarta-feira – às 19h30
    Dia 18 – domingo – às 10h
  • Bandas
    Domingos as bandas tocam a partir das 16h.
    Nos demais dias, às 19h.
    No Biergarten, aos sábados e domingos, as bandas tocam a partir das 12h.
  • Bierwagen
    O Bierwagen (Carro da Cerveja) fará a distribuição gratuita de chope pelo centro da cidade no período vespertino. 
  • Biergarten
    Área externa do Parque Vila Germânica, com 1,6 mil metros quadrados, que abrigará diversos restaurantes que oferecerão comida típica alemã e chope Brahma, além de um palco para apresentações de bandas e grupos folclóricos.
  • Festa da Melhor Idade
    Dia 8 de outubro, das 12h às 17h, nos Setores 1 e 2. Entrada gratuita.
  • Kinder Haus
    Espaço destinado às crianças, logo na entrada do Parque.
  • Chope em metro
    O Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro será realizado diariamente, às 22h, no Setor 3 – com exceção dos dias 4, 5, 6, 8, 13, 15 e 18/10. A participação é gratuita. O concurso consiste em tomar mais rapidamente uma tulipa de 1 metrom de chope (600ml). A bebida é servida em temperatura ambiente.
  • Oktober Segura
    Programa que conscientiza as pessoas a voltarem para casa de táxi, van ou moto-táxi.
  • Grupos Folclóricos
    Apresentações diárias nos setores, no intervalo para a troca de bandas.
  • Rainha da Oktoberfest 2010
    Concurso para Escolha da Rainha e Princesas da 27ª Oktoberfest, será no último domingo da festa, dia 18, às 20h. Entrada gratuita.
  • Cervejas
    No Setor 1, cervejas artesanais da região.
    No Setor 2 e Biergarten, chope oficial Brahma e cervejas importadas.
    No Setor 3, chope oficial Brahma e cervejas importadas.
  • Rei do Tiro
    O público poderá participar das competições do Rei do Tiro, uma modalidade esportiva organizada pelos Schützenvereine (Sociedades de Atiradores) da cidade, no Setor 1.
  • Retretas e danças típicas
    Diariamente haverá animação com bandas típicas e apresentações de danças folclóricas em diferentes pontos da cidade.

Mais informações no site oficial da Oktoberfest  

Leia também

Últimas notícias