Abertas inscrições de concursos de curtas sobre corrupção

Um dos concursos feitos em parceria da CGU com órgão da ONU aceita produções de um minuto filmadas por celular

A Controladoria Geral da União (CGU) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) estão com inscrições abertas para dois concursos de curtas-metragens que tratam de corrupção. Nos dois casos, o tema é “Luta contra a corrupção: compromisso de todos”.

O 1º Concurso do Minuto da CGU, como o nome já diz, vai premiar produções de até um minuto que se enquadrem nas exigências. Pode ser usado qualquer tipo de câmera, inclusive a de celular. O prazo termina em 30 de outubro. Serão selecionados 20 curtas, e cada autor receberá R$ 1.000. Os quatro melhores receberão passagens e diárias para participar da cerimônia de celebração do Dia Internacional contra a Corrupção, em Brasília, no mês de dezembro.

Para o 1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU, as inscrições podem ser realizadas até 16 de outubro. Isso porque a intenção é selecionar projetos de curtas que serão tocados com verba da própria controladoria e do órgão da ONU – o orçamento máximo é de R$ 70 mil, com duração de cinco a dez minutos.

Em linhas gerais, os critérios para elaboração do curta ou dos projetos são: desenvolver histórias que envolvam a sociedade; que estimulem uma cultura ética, de intolerância e combate à corrupção;  promovam o debate e a reflexão sobre a importância da participação de cada cidadão ativo no acompanhamento da gestão pública.

Saiba aqui como se inscrever.

Leia também

Últimas notícias