Cinemateca de São Paulo traz jornada de filme silencioso

Sala terá 77 títulos do início do século 20 e manifestações do Ano da França no Brasil, com filmes dos irmãos Lumière. Expedição de Roosevel à Amazônia em 1914 é destaque

Cena do filme “Études sur Paris” (Foto: Divulgação)

O filme “A Expedição Brasileira de 1916” (2006), do diretor Dan Fuller, abre nesta sexta (7) a terceira edição da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Estão programadas projeções de 77 títulos das três primeiras décadas do século 20 e manifestações relativas ao Ano da França no Brasil, com filmes dos irmãos Lumière.

A exceção é “Études sur Paris” (1928), do diretor André Sauvage, que será exibido na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes, de 13 a 16, com a orquestra de José Antônio de Almeida Prado na execução da partitura original feita para o filme.

Outro destaque serão os filmes de expedição à Amazônia, como “The River of Doubt” (O Rio da Dúvida), sobre a expedição do ex-presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, em 1914, exibido pela primeira vez no Brasil. O filme será exibido no dia 10,  na sala Cinemateca Petrobras, às 21h30; e  no dia 14, na sala Cinemateca BNDES, às 21h15.

Na Sala Cinemateca BNDES os filmes serão exibidos com acompanhamento musical ou sonoro. Na Sala Cinemateca Petrobras a projeção será silenciosa.

Acompanhe a programação completa no site oficial.

Serviço:
3ª Jornada Brasileira de Cinema Silencioso
De 7 a 16 de agosto, das 16h às 21h
Cinemateca Brasileira:  Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, (11) 3512-6111.
Classificação indicativa: 12 anos. 205 lugares + 4 para cadeirantes. Acesso para pessoas com deficiência.
Grátis. Ingressos retirados com uma hora de antecedência

 

Leia também

Últimas notícias