Saúde

Para esquentar no inverno e se fortalecer, abdômen pegando fogo

Para não deixar a preguiça dominar e depois ter de aguentar as dores de ficar encolhido pelo frio, capriche nessa sequência de exercícios e agregue outros da série que está no ar

Reprodução | Arte RBA

O frio espanta a vontade de fazer exercícios. No entanto, esse é o período em que deixar o corpo forte e resistente é ainda mais importante. Principalmente em temos de pandemia. Então, nada melhor do que fazer séries que ajudem a aquecer e fortalecer. A sugestão de hoje é: abdômen pegando fogo. Garantimos que vocês vão esquentar.

Atenção às orientações

– deite de preferência no chão (vale colchonete, mat yoga ou até um edredom dobrado);

– assista uma vez o vídeo completo sem reproduzir os movimentos e fique atento às posturas e posicionamentos dos braços, pernas e cabeça (isso faz muita diferença);

– faça uma pausa a cada exercício e realize 12 repetições de cada variação do movimento. Para os exercícios que são feitos dos dois lados você pode fazer seis repetições para cada lado;

– estes exercícios exigem bastante força, resistência e controle, então não podemos deixar de respirar corretamente: inspire pelo nariz para preparar e retornar o movimento e expire pela boca na hora de fazer a força;

– quer suar? Vale usar caneleira, segurar saco de feijão de um quilo em cada mão ou fazer mais de uma série de cada exercício antes de passar para o próximo;

– lembre-se sempre do alongamento axial (como se um fiozinho estivesse puxando sua coluna e afastando as vértebras), combinado?

Acabou? Aprendeu? “Bora” fazer tudo de novo?

Se quiser fazer uma aula mais longa pode usar outros vídeos que já enviamos. Você já está com várias opções de exercícios disponíveis: “bora” usar a criatividade e misturar as possibilidades para não enjoar.

Continuemos juntos, cuidando uns dos outros, de perto ou de longe.


Espaço Corpo Pilates foi fundado em 2011 pelas fisioterapeutas Fernanda Thomaz e Jussara Castro. Em 2016, Luana Barreto somou-se à empreitada. Trabalham com saúde e bem-estar físico e mental, utilizando o método criado em 1920 pelo alemão Joseph H. Pilates. O objetivo é integrar corpo e mente por meio de exercícios que promovem melhora do tônus muscular, realinhamento postural e alongamento corporal.