Sem categoria
Psicologia solidária

Por que é tão importante buscar ajuda psicoterapêutica?

Olhar para a sua saúde de modo integral é muito importante, pois tanto o físico influencia o seu emocional, quanto o inverso é verdadeiro também, na mesma proporção

Pixabay |Arte RBA
Pixabay |Arte RBA

Se você é um simples mortal, independentemente de sua idade, estado civil, etnia, cor ou classe social, mas que como a maioria enfrenta problemas de caráter emocional que acabam interferindo nas ordens práticas da vida;

Se se preocupa com as questões da existência humana e o sentido de tudo isso, se angustia com o rumo da sua própria vida ou daqueles que o rodeiam, que questiona as imposições sociais e que se sente inseguro com demasiadas incertezas.

Se você é do tipo questionador, que tem interesse pelas dicotomias entre a relação homem versus sociedade, individualidade versus coletivo, razão versus emoção e vários outros contrapontos que acabam influenciando seu mundo particular e subjetivo,

Então você poderá espontaneamente se candidatar a frequentar uma psicoterapia que o ajudará na ampliação de seu repertório e que irá influenciar em suas tomadas de decisão.

Também é papel da terapia facilitar o reconhecimento das emoções e o desenvolvimento dessa estrutura emocional para que você possa se sentir mais confortável diante de situações que irá enfrentar ao longo de sua trajetória. Esse momento de busca e expansão da consciência é chamado de autoconhecimento.

Todos os momentos

Por outro lado, considerando outro aspecto não muito confortável, mas que muita gente espera para só então buscar ajuda, é quando você não se está muito bem fisicamente ou psiquicamente. E então, depois de fazer longos trajetos por outras especialidades, acaba cedendo a um tratamento psicoterápico como forma de ajudá-lo a amenizar os sintomas desagradáveis que o afligem, para assim encontrar o tão sonhado bem-estar.

Independentemente de qual momento você esteja, o que importa é você olhar para a sua saúde de modo integral, pois tanto o físico influencia o seu emocional, quanto o inverso é verdadeiro também, na mesma proporção.

Será lançando um olhar para o seu interior e reconhecendo o ser único que você é, seus desejos e potencialidades, que então você estará mais confortável para fazer suas escolhas e eleger caminhos que o levarão a se sentir mais feliz e realizado.


sono quarentena

Lilian Tavares é psicóloga, gerontóloga social, especializada em saúde mental, idealizadora do @escutatoriaterapeutica. Faz parte do projeto Psicologia Solidária que atende de forma voluntária profissionais de saúde que enfrentam a pandemia do coronavírus em todo o Brasil.