Pilates na quarentena

Colocar o abdômen para trabalhar aquece e fortalece

O abdômen faz parte do centro de força do corpo humano; fortalecê-lo ajuda a reduzir dores na coluna

Pixabay | Arte RBA

Olá, seguimos por aqui, fortes e mais juntxs que nunca. E claro, com muito pilates. No vídeo de hoje temos uma sequência boa de exercícios para o abdômen e para essa sequência, atenção:

  • deite de preferência no chão (vale colchonete, mat yoga ou até um edredom dobrado);
  • assista uma vez o vídeo completo sem reproduzir os movimentos e fique atentx às posturas e ao posicionamento dos braços, das pernas e da cabeça (isso faz muita diferença);
  • faça uma pausa a cada exercício e realize 12 repetições de cada variação do movimento:
  • para os exercícios que são feitos dos dois lados vocês podem fazer seis repetições para cada lado;
  • estes exercícios exigem bastante da força e controle abdominal, então não podemos deixar de respirar corretamente: inspire pelo nariz para preparar e retornar o movimento e expire pela boca na hora de fazer a força;
  • quer suar? Vale usar caneleira, segurar saco feijão de 1kg em cada mão ou fazer mais de uma série de cada exercício antes de passar para o próximo;
  • lembre-se sempre do alongamento axial (como se um fiozinho estivesse puxando sua coluna e afastando as vértebras), combinado?

Acabou? Aprendeu? Bora fazer tudo de novo?

Quer uma aula mais longa? Que tal fazer agora os vídeos que já enviamos? Vocês já estão com várias opções de exercícios disponíveis.


Espaço Corpo Pilates foi fundado em 2011 pelas fisioterapeutas Fernanda Thomaz e Jussara Castro. Em 2016, Luana Barreto somou-se à empreitada. Trabalham com saúde e bem-estar físico e mental, utilizando o método criado em 1920 pelo alemão Joseph H. Pilates. O objetivo é integrar corpo e mente por meio de exercícios que promovem melhora do tônus muscular, realinhamento postural e alongamento corporal.


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