Sem categoria
Psicologia solidária

A importância do sono em tempos de quarentena

Manter uma rotina com horários, além de alimentação leve à noite, pode ajudar a melhorar o sono tão essencial para se fortalecer em tempos de coronavírus

Pixabay | Arte RBA
Pixabay | Arte RBA

O sono, tão essencial em qualquer momento da vida – sobretudo agora, em meio a um período de quarentena que pode ser estressante – , é um processo que envolve mecanismos comportamentais e fisiológicos em várias regiões do sistema nervoso central (SNC).

Existem dois processos distintos no sono, o sono leve, ou NREM, e o sono em que nossa atividade cerebral é mais profunda, denominado REM.

O primeiro pode ser dividido em três fases que vão se aprofundando conforme a atividade cerebral vai diminuindo. Já o segundo é o sono mais profundo, com baixa atividade cerebral. Durante esse período, podem ocorrer movimentos dos olhos e um relaxamento muscular intenso. Os dois tipos se alternam durante o período do sono e, em média, a cada 90 minutos podemos chegar a um sono mais profundo. Este processo ocorre cerca de quatro a seis vezes durante uma noite bem dormida.

Repor energias

É durante o sono que as pessoas repõem suas energias e que o organismo faz a manutenção de várias substâncias que regulam seu próprio funcionamento, como as que mantêm a memória, controlam o hormônio do crescimento (em crianças e adolescentes), e outras.

Em tempos de pandemia do coronavírus, quando a saúde geral e a imunidade precisam estar em seu melhor estado, uma boa noite de sono é ainda mais fundamental. Por isso, é importante seguir algumas dicas para que se possa dormir de forma tranquila e com um sono reparador mesmo durante a quarentena.

  1. É importante ter horário para dormir e acordar;
  2. Vá para a cama somente na hora de dormir;
  3. Prepare alimentações leves à noite;
  4. Evite atividades agitadas perto da hora de dormir.

Que tal tentar colocar em prática essas dicas e observar como terá uma noite mais tranquila? Pra encerrar: estabeleça a uma rotina. Não só na hora de dormir, mas durante todo o dia.


sono quarentena

Paula Caruso Lourenço Leite é psicóloga cognitivo-comportamental e neuropsicóloga. Faz parte do projeto Psicologia Solidária que atende de forma voluntária profissionais de saúde que enfrentam a pandemia do coronavírus em todo o Brasil