Caça à ração

Exercícios e estímulos que podem melhorar o bem-estar dos pets na quarentena

O enriquecimento ambiental proporciona estímulos aos pets, tornando o ambiente mais dinâmico, complexo e interativo

Pixabay

São Paulo – Sem poder sair de casa em muitos casos, os pets também sofrem com o isolamento e a quarentena. Principalmente os cachorros. Mas existem exercícios que ajudam a melhorar o bem-estar tanto físico como psicológico dos animais.

É o enriquecimento ambiental por meio do qual é possível identificar e proporcionar aos pets estímulos ambientais necessários para otimizar sua qualidade de vida.

Com o enriquecimento ambiental conseguimos criar um ambiente dinâmico, complexo e interativo que proporciona desafios físicos e mentais, similares aos da natureza.

Mas existem exercícios que ajudam a melhorar o bem estar dos pets, estímulos físicos e cognitivos dos animais.

Tipos de enriquecimento

  • Alimentar: os cães “caçam” os alimentos;
  • Sensorial: os sentidos (olfato, sonoro, visual, tátil e gustativo) dos animais são ativados;
  • Físico: oferecemos habitat com estímulos como esconderijos, obstáculos etc.;
  • Cognitivo: estímulos à capacidade intelectual, como, concentração, memória e raciocínio;
  • Social: interações com animais da mesma ou de outras espécies.

Podemos proporcionar enriquecimento de todos os tipos para os nossos pets em casa e ainda usando materiais recicláveis que normalmente descartamos. Eles amam e nós podemos interagir com eles de forma divertida. Aproveitem!



Cristiane Claudino da Silva é bióloga e veterinária, especializada na área de bem-estar e comportamento de pets – e famílias. É consultora comportamental, treina cães com método positivista para um convívio melhor e mais equilibrado. Sua Casa de Bichos é também creche (daycare) e hotel para cães livres, sem baias nem gaiolas e socializados entre si