Dicas e reflexões sobre saúde e bem-estar em tempos de pandemia

O Ayurveda parte de um olhar para a natureza e seus elementos e traz práticas que ajudam na busca pelo bem-estar mental, físico e espiritual

Pixabay/Arte RBA
Manter a digestão, o fogo digestivo, aceso e saudável usando temperos nos preparos das refeições e dando preferência para alimentos bem cozidos e quentes

Às vezes a gente subestima o poder que existe por trás das escolhas dos nossos hábitos e dos nossos alimentos, mas são eles que em grande parte nos formam física e emocionalmente. Saber quais hábitos podemos priorizar neste momento de pandemia e quarentena pode ajudar bastante a lidar com as consequências físicas e emocionais de tudo que vem acontecendo no Brasil e no mundo. Além do que deveria ser básico e acessível a todxs, comida de verdade (sem veneno e não ultraprocessada) e poder de escolha sobre seus hábitos, o Ayurveda diz que existem outros elementos que devem ser levados em consideração.

O Ayurveda é considerado o sistema médico mais antigo do mundo, que teve sua origem, assim como o Yoga, na Índia a partir dos conhecimentos milenares da cultura Védica. Parte de um olhar para a natureza e seus elementos e nos traz práticas que nos ajudam na busca pelo bem-estar mental, físico e espiritual. A ideia é usar a observação de si e da natureza, com seus ciclos (estação do ano) e seus elementos, pra se conhecer melhor e alcançar uma autonomia em relação à própria saúde.

Mesmo entre os alimentos saudáveis (frutas, verduras, legumes, grãos…), existem alguns que são favoráveis para certas situações, mas não para outras. Cada indivíduo é único e se favorece de um conjunto de alimentos e isso vai mudando de acordo com a estação do ano, com o momento emocional, físico, período do dia etc. A lista é infinita e aos poucos a gente pode ir aprendendo e se observando pra entender o que nos faz bem e quando nos faz bem. Inclusive nesses tempos de quarentena.

Quais são os alimentos e as práticas que podem ajudar no momento de agora?

Alimentos frescos e da estação

A cada estação a natureza nos fornece alimentos que ajudam a lidar com o clima da época, por exemplo, nesse momento de chegada do outono onde o clima começa a esfriar, é época de limão, rico em vitamina C, o que ajuda a evitar e combater gripes e resfriados. 

Além disso, caso você não tenha acesso a alimentos sem agrotóxicos, escolher os alimentos da estação é uma boa opção, pois esses normalmente receberam menos químicos durante sua produção.

Temperos      

Manter a digestão, o fogo digestivo, aceso e saudável usando temperos nos preparos das refeições e dando preferência pra alimentos bem cozidos e quentes.

Quando a digestão está boa e é facilitada, o nosso corpo não precisa gastar tanta energia com ela e tem mais potência e energia disponível pra combater o aparecimento de possíveis doenças.

Alguns exemplos de temperos de potência quente: canela, coentro, cominho, pimenta do reino, gengibre.

Cúrcuma, mel, propólis

A cúrcuma e o própolis podem ter um lugar especial nesse momento. Entre outros benefícios, sua propriedades fortalecem o sistema imunológico e ajudam no combate a infecções.

O mel tem qualidade quente e seca e é ótimo pra casos de gripe e diminuir a produção de muco. Importante lembrar que, quando aquecido, o mel fica tóxico, então só deve pôr no chá quando ele já estiver com a temperatura mais fria.

Outras dicas

Diminuir o consumo de alimentos derivados do leite e banana. Eles têm qualidade fria e aumentam a produção de muco no corpo, favorecendo o aparecimento de resfriados e gripe.

Aumentar o consumo de líquidos, mas evitar bebidas geladas. Dar preferência pra líquidos quentes ou na temperatura ambiente.

Bebida alcoólica é imunossupressora, então é bom evitar.

E fazer atividades físicas regularmente. Isso ajuda a manter a saúde do corpo, da mente e do fogo digestivo.

Sentimentos

Observar e acolher os sentimentos que podem estar surgindo nessa fase. Procurar práticas que ajudam a trabalhar a mente é importante, como a meditação, por exemplo. Aproveitar as atividades gratuitas e online que estão sendo compartilhadas é uma boa alternativa.

Muita coisa pra observar, assimilar e digerir nesse momento. Que possamos estar fortes e saudáveis, pois só assim é possível construir as transformações pessoais que desejamos, e sociais que precisamos.

Em breve a gente volta com mais dicas sobre aprendizados do Ayurveda que podem ser aliados em tempos de quarentena.


Mais para o seu bem-estar


Hanna Ayres trabalha com terapia ayurvédica, yogaterapia e alimentação consciente. Graduada em Biologia, com foco em plantas medicinais, alimentícias e ritualísticas, luta para que saúde e bem-estar físico, mental e espiritual sejam acessíveis a todos