Você está aqui: Página Inicial / Copa 2018 / Nos pênaltis, Croácia vence Rússia e garante vaga na semifinal

copa do mundo

Nos pênaltis, Croácia vence Rússia e garante vaga na semifinal

Por 4 a 3, os croatas venceram nas penalidades, após empate por 2 a 2 no tempo normal. Seleção vai enfrentar a Inglaterra na próxima quarta-feira (11)
por Felipe Mascari, da RBA publicado 07/07/2018 18h15, última modificação 07/07/2018 18h19
Por 4 a 3, os croatas venceram nas penalidades, após empate por 2 a 2 no tempo normal. Seleção vai enfrentar a Inglaterra na próxima quarta-feira (11)
rfs.ru
russia x croacia

Os donos da casa começaram o jogo pressionando os croatas, mas foram eliminados da competição em um dos jogos mais emocionantes

São Paulo – Em um dos jogos mais emocionantes da Copa do Mundo da Rússia, a Croácia eliminou os donos da casa no pênaltis, por 4 a 3, e garantiu vaga na semifinal, após empate por 2 a 2 no tempo normal. Com a classificação, neste sábado (7), os croatas enfrentarão a seleção da Inglaterra na próxima quarta-feira (11), às 11 horas (horário de Brasília).

A Rússia abriu o placar no primeiro tempo com Cheryshev, mas sofreu empate logo depois, com gol de Kramaric. As duas equipes, que chegaram às quartas de final também nos pênaltis, foram para a prorrogação. No primeiro tempo extra, a Croácia virou o jogo e, na segunda etapa, os anfitriões empataram. 

Nos pênaltis

A partida começou com os russos pressionando a saída de jogo da seleção croata. Até os dez primeiros minutos, o meio-campo talentoso da Croácia, liderado por Modric e Rakitic, não conseguia criar e apelava para recuos e chutões do goleiro. Porém, a Rússia não prosseguiu com o ritmo e abriu espaços.

Quando o primeiro tempo caminhava para um 0 a 0 sem emoções, aos 31 minutos, Denis Cheryshev abriu o placar. Após uma triangulação na intermediária, o meia russo, na entrada da área, chutou de perna esquerda, no ângulo, sem chances para o goleiro Subasic.                

A Croácia reagiu rápido e empatou. Logo aos 39 minutos, após jogada pela esquerda, o atacante Mandzukic entrou na área e cruzou a bola para Kramaric, que antecipou a marcação e cabeceou para o fundo da rede: 1 a 1.

Depois que o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci autorizou o início da segunda etapa, os croatas foram ao ataque, procurando espaços com troca de passes e chegando a 70% de posse de bola. Aos 14 minutos, Perisic pegou uma bola que sobrou na área e, sozinho, chutou a bola na trave, que atravessou toda a extensão do gol.  

A pressão do ataque da Croácia não impediu mais uma prorrogação – a segunda das duas equipes na Copa.

Logo aos dez minutos do primeiro tempo extra, após escanteio cobrado pela direita, o zagueiro Domagoj Vida subiu mais alto que todos para marcar o gol da virada croata. 

A segunda etapa da prorrogação foi de ataque contra defesa. Os russos bombardearam a área croata com várias jogadas. Aos nove minutos veio o empate. Após cruzamento na medida de Dzagoev, Mario Fernandes só teve o trabalho de subir e desviar para o fundo do gol: 2 a 2.

Nas penalidades, os croatas foram mais eficientes e venceram por 4 a 3. Mesmo com o pênalti perdido por Kovacic, no lado da Croácia, Smolov e Mario Fernandes não converteram pela Rússia. Rakitic fez o gol na última cobrança da classificação croata e fechou o duelo.

Com a classificação, a Croácia enfrenta a Inglaterra na quarta-feira (11), às 11 horas (horário de Brasília), no estádio Lujniki. Os croatas, que tinham oito pendurados para o jogo de hoje, vão completos para a próxima partida.