copa do mundo

França vence Uruguai e está na semifinal

Gols foram marcados por Varane e Griezmann, um em cada tempo. Franceses aguardam vencedor de Brasil e Bélgica para conhecer seu adversário

@URUGUAY/TWITTER

Luiz Suárez tentou chamar o jogo, mas com a ausência de Cavani, foram raras as chances uruguaias de gol

São Paulo – A França é a primeira semifinalista da Copa do Mundo da Rússia. Os franceses confirmaram seu favoritismo contra o Uruguai, ao vencer por 2 a 0, gol de Raphael Varane e Antoine Griezmann. Sem Cavani, os uruguaios não conseguiram repetir as boas atuações anteriores. A seleção francesa aguarda o vencedor de Brasil e Bélgica para conhecer seu adversário, no segundo duelo entre europeus e sul-americanos nesta sexta-feira (6).

O Uruguai começou o jogo pressionando a França, com a marcação alta, deixando poucos espaços. Em cinco minutos conseguiu criar duas boas oportunidades para gol, mas sem sucesso. Porém, aos 15 minutos, a França teve a chance mais aguda até então, com Mbappé. O jovem atacante recebeu totalmente sozinho dentro da área, mas errou a cabeçada e mandou a bola por cima do gol.

O primeiro tempo foi de muitos passes errados das duas equipes sem que nenhuma delas conseguisse desmontar a marcação adversária. Com isso, o Uruguai arriscava em lançamentos longos. Já a França, com 61% de posse de bola, tentava chegar com jogadas pela linha de fundo, mas parava na dupla de zaga uruguaia, Gimenez e Godín. Stuani, substituto de Cavani, não conseguiu manter a força ofensiva da equipe, mostrando falta de entrosamento com Suárez. Aos 39, o zagueiro Varane abriu o placar para a França, após Griezmann bater falta da direita. Antecipando a marcação, ele desviou a bola de cabeça no canto direito do goleiro Muslera.

Na segunda etapa, o Uruguai se fechou mais e a França se impôs no campo ofensivo. Luiz Suárez tentou chamar mais o jogo, mas eram raras as chances uruguaias.

Aos 16, a França ampliou o placar com Griezmann, num verdadeiro frango do goleiro Muslera que não conseguiu segurar chute de média distância do francês e acabou espalmando a bola para dentro do gol. Griezmann e Mbappé têm três gols cada neste Mundial.

Tentando reagir, o técnico uruguaio Óscar Tabárez fez substituições mais ofensivas, mas o time seguiu sem poder de reação e não conseguiu criar oportunidades de perigo. 

Com a classificação, a França enfrenta seu adversário na próxima terça-feira (10), às 15h (horário de Brasília), no estádio São Petersburgo. Os franceses ainda poderão contar com a volta do volante Matuidi, suspenso por cartão amarelo. Todos os jogadores estão à disposição do técnico Didier Deschamps.