Classificado

Brasil espanta zebra e vai encarar o México nas oitavas

Seleção joga para o gasto e passa pela Sérvia. A outra vaga é da Suíça, que enfrentará a Suécia. Marcelo saiu machucado logo no início

reprodução

Paulinho recebe lançamento de Coutinho e encobre o goleiro: Brasil inicia o caminho para a vitória

São Paulo – Com gols de Paulinho e Thiago Silva e sem brilho, a seleção brasileira venceu a Sérvia por 2 a 0 na tarde desta quarta-feira (27), espantou a zebra e garantiu vaga nas oitavas de final, na liderança do Grupo E. Na fase seguinte, o Brasil enfrentará um rival latino-americano, o México, na próxima segunda-feira (2), às 11h. No dia seguinte, no mesmo horário, a Suíça, que terminou em segundo, jogará com a Suécia. Os suíços empataram com a Costa Rica (2 a 2).

A seleção jogou com cautela, tendo o empate a seu favor. Perdeu Marcelo, contundido, logo no início, substituído por Felipe Luís. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o lateral teve “um espasmo na coluna” ao tentar uma arrancada, foi medicado e passa bem.

Em um jogo sem grandes oportunidades, o time achou o gol aos 35 minutos: Gabriel Jesus se movimentou e confundiu a marcação, Paulinho apareceu à frente e encobriu o goleiro sérvio, ao receber belo passe de Philippe Coutinho, novamente o destaque brasileiro. No segundo tempo, quando o time do Leste Europeu mais pressionava, Thiago Silva marcou de cabeça, após cobrança de escanteio por Neymar, aos 22. Depois disso, os sérvios desanimaram e os brasileiros gastaram o tempo.

No outro jogo do grupo, o empate aconteceu de maneira curiosa. Quase no final, quando a Suíça vencia por 2 a 1, o árbitro marcou pênalti para a Costa Rica, mas voltou atrás após o árbitro de vídeo mostrar que o atacante caribenho estava impedido. Dois minutos depois, assinalou outro pênalti, duvidoso. Na cobrança, a bola bateu no travessão, na cabeça do goleiro e entrou. Sem repetir a boa campanha de 2014, os costarriquenhos ao menos marcaram um ponto na despedida.

A quarta-feira da Copa começou com a primeira grande surpresa, a eliminação da atual campeã, a Alemanha, derrotada pela Coreia por 2 a 0. O México, que havia vencido as duas primeiras partidas, perdeu (3 a 0) para a Suécia, mas conseguiu ficar com a segunda vaga do Grupo F.

As quatro últimas vagas para as oitavas saem nesta quinta (28). Pelo Grupo H, às 11h, Japão x Polônia e Senegal x Colômbia. Japão e Senegal têm 4 pontos e a Colômbia, 3. A Polônia já está desclassificada.

Às 15h, pelo G, Inglaterra x Bélgica e Panamá x Tunísia. Os europeus estão classificados, restando a definição de primeiro e segundo lugares.

Confira abaixo os jogos já definidos das oitavas, que começam no sábado:

 

Sábado (30)

11h – França x Argentina

15h – Uruguai x Portugal

Domingo (1º)

11h – Espanha x Rússia

15h – Croácia x Dinamarca

Segunda (2)

11h – Brasil x México

Terça (3)
11h – Suécia x Suíça