Rússia 2018

Brasil enfrenta a Sérvia: empate garante a vaga. Alemanha também joga

Caso a classificação seja garantida, seleção também conhecerá seu adversário nas oitavas: México (se o Brasil ficar em primeiro no grupo) ou Suécia

Lucas Figueiredo/CBF

Philippe Coutinho e Neymar estão confirmados para a partida. Derrota pode eliminar a seleção na fase de grupos

São Paulo – A seleção brasileira joga por um empate contra a Sérvia, nesta quarta-feira (27), às 15h (horário de Brasília), para garantir a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo. Para o jogo em Moscou, o Brasil tem dois desfalques confirmados: o lateral direito Danilo, que deu lugar a Fagner no time titular, e o atacante Douglas Costa.

Uma das novidades para o jogo é que o zagueiro Miranda será o capitão´. “Fico feliz em mais uma vez representar todo o grupo de capitães, todo o grupo da seleção brasileira”, disse ele, em entrevista coletiva ontem (25). Ele é o terceiro capitão na Copa do Mundo. O lateral-esquerdo Marcelo e o zagueiro Thiago Silva tiveram essa função nas partidas anteriores.

No outro jogo da chave, Suíça e Costa Rica se enfrentam em Níjni Novgorod. Com quatro pontos, assim como o Brasil, os suíços precisam vencer a partida para garantir sua vaga, sem depender do outro resultado do grupo. Os costarriquenhos já estão eliminados, com duas derrotas. 

O Brasil pode ser eliminado caso seja derrotado e a Suíça vença. Neste caso, a Sérvia se classificaria na segunda posição. Em caso de empate, o time brasileiro só será primeiro da chave se a Suíça for derrotada pela Costa Rica – o Brasil ficaria com cinco pontos e a Suíça, com quatro. Se os suíços vencerem, o empate do Brasil deixa o time na segunda posição.

Em caso de empates nos dois jogos do grupo, a primeira colocação será definida pelo saldo de gols, com vantagem brasileira. A seleção pode ir para as oitavas mesmo com derrota, desde que a Costa Rica – que não marcou pontos e nem fez gols nos dois primeiros jogos – vença a Suíça pela mesma diferença de gols do tropeço brasileiro.

Caso fique em primeiro, o Brasil enfrentará o México pelas oitavas. Se for o segundo colocado da chave, pega a Suécia.