Vexame histórico

Alemanha perde da Coreia e é eliminada na fase de grupos

Seleção campeã do mundo precisava vencer e levou 2 a 0 dos coreanos. Suécia vence México por 3 a 0 e fica em primeiro no grupo

Ricardo Moreira /Fotoarena/Folhapress

Reus após derrota para o México na primeira partida. Jogo foi crucial para a eliminação dos alemães na Copa 2018

São Paulo – No resultado mais inesperado da Copa, a Coreia do Sul derrotou a Alemanha por 2 a 0 e eliminou a atual campeã do mundo na primeira fase da competição, pelo Grupo F. Foi a primeira eliminação alemã na fase de grupos.

Se na chave do Brasil há três seleções com chances de se classificar, no F nenhuma entrou em campo eliminada. Contra a Coreia, a Alemanha tentava evitar um vexame histórico. Os coreanos poderiam ter se classificado se o México vencesse a Suécia, mas acabou derrotado por 3 a 0. 

Os alemães foram vítimas da “maldição do campeão”, pela qual os defensores do título são eliminados logo na primeira fase. Em 2002, a França, campeã em 1998, foi desclassificada. Já a vencedora de 2006, a Itália, foi eliminada em 2010. O último exemplo foi a Espanha, campeã em 2010 e derrotada pelo seu grupo na Copa disputada em 2014 no Brasil.

Após campanha irretocável, com seis pontos nos dois primeiros jogos, os mexicanos perderam com todos os gols marcados na segunda etapa, um deles contra. Com o resultado, os europeus avançaram às oitavas na primeira colocação, com os mesmos 6 pontos dos mexicanos, mas com vantagem no saldo e no número de gols.

Case se classifique para as oitavas, o Brasil pega o México se ficar em primeiro no Grupo E. Se ficar em segundo, enfrentará a Suécia. Brasil e Sérvia se enfrentam às 15h, e a seleção adversária precisa vencer para se classificar. No mesmo horário, se enfrentam Suíça e Costa Rica.