Só mata-mata

Agora só ficaram 16 seleções. Confira os confrontos das oitavas de final

Oitavas ficaram definidas com Bélgica x Japão e Colômbia x Inglaterra. Com derrota, Senegal deu adeus à Copa. Seleção africana fez boa campanha, mas foi eliminada pelo critério dos cartões amarelos

reprodução you tube

A Bélgica venceu a Inglaterra (1 a 0) e ficou com o primeiro lugar do Grupo H. Aos ingleses bastava o empate

São Paulo – Com os quatro últimos jogos da fase de grupos, nesta quinta-feira (28), ficaram definidos os duelos das oitavas de final, que começam neste sábado (30). Daqui em diante, todas as partidas serão eliminatórias. Os jogos restantes serão Bélgica x Japão e Colômbia x Inglaterra (confira, abaixo, datas e horários de todos). As oitavas terão três duelos diretos entre europeus e sul-americanos.

Se Inglaterra e Bélgica já estavam classificados no Grupo H, restando definir a colocação, no G havia três times disputando duas vagas, que acabaram ficando com a Colômbia e o Japão. Com derrota (1 a 0) para os colombianos, Senegal deu adeus à Copa – desde 1982, a África teve representante nas oitavas. 

Nos jogos da tarde, a Bélgica venceu a Inglaterra (1 a 0) e ficou com o primeiro lugar do Grupo H. Aos ingleses bastava o empate. Na partida dos eliminados, a Tunísia virou o jogo contra Panamá e venceu por 2 a 1.

No Grupo G, definido pouco antes, os senegaleses ficaram empatados com o Japão no número de pontos, mas foram desclassificados por causa de cartões amarelos – último critério de desempate. Os outros africanos que ficaram na fase de grupos são Tunísia, Nigéria, Egito e Marrocos.

Com quatro pontos, os africanos entraram em campo na segunda colocação contra a Colômbia, em terceiro e três pontos conquistados. Logo no primeiro tempo, um pênalti foi marcado para Senegal, mas após revisão do árbitro de vídeo a marcação foi anulada.

Sem seu craque James Rodriguez, substituído ainda na primeira etapa por contusão, os colombianos apostaram no contra-ataque. Numa jogada de escanteio, aos 20 minutos do segundo tempo, o zagueiro Yerry Mina, ex-Palmeiras, marcou de cabeça após escanteio da direita.

Um empate no duelo classificava as duas equipes. No outro jogo da chave, o líder do grupo, o Japão, enfrentou a eliminada Polônia. Aos 15 minutos do segundo tempo, o defensor Jan Bednarek marcou o gol que garantiu os três únicos pontos poloneses no Mundial.

A derrota derrubou os japoneses para a segunda colocação, com quatro pontos. A Colômbia, com seis, passou em primeiro lugar. 

As quatro equipes se juntam aos outros seis jogos das oitavas de final. Confira os confrontos.

Sábado (30)

11h, França x Argentina

15h, Uruguai x Portugal

Domingo (1º)

11h, Espanha x Rússia

15h, Croácia x Dinamarca

Segunda (2)

11h, Brasil x México

15h, Bélgica x Japão

Terça (3)

11h, Suécia x Suíça

15h, Colômbia x Inglaterra