Copa

Ao fim da primeira rodada, Uruguai é o único vitorioso entre sul-americanos

Brasil e Argentina só empataram, enquanto Peru e Colômbia foram derrotados. No bloco europeu, Alemanha e Polônia vão para a segunda rodada tendo perdido na estreia

@URUGUAY/TWITTER

No segundo jogo da Copa, o Uruguai derrotou o Egito por 1 a 0, com um gol no fim da partida

São Paulo – A primeira rodada da fase grupos da Copa do Mundo encerrou-se nesta terça-feira (19) com a vitória do Senegal sobre a Polônia, por 2 a 1. O balanço dos primeiros 16 jogos do Mundial da Rússia mostra que, por enquanto, a América do Sul teve só um representante a vencer na estreia: o Uruguai, que bateu o Egito por 1 a 0. Entre as consideradas favoritas ao título, a Alemanha foi a única seleção derrotada na estreia, por 1 a 0, pelo México.

As principais decepções sul-americanas nesta primeira fase foram os campeões mundiais Brasil e Argentina, que apenas empataram em 1 a 1 contra Suíça e Islândia, respectivamente. O Peru, que leva uma das mais animadas torcidas para esta Copa, perdeu um pênalti e o jogo para a Dinamarca (0 a 1), enquanto a Colômbia foi “atropelada” pela correria do Japão e saiu de campo amargando um resultado negativo (1 a 2).

Já entre as seleções europeias tidas como favoritas ao título, apenas a Bélgica cumpriu as expectativas ao vencer o Panamá por 3 a 0, de forma tranquila. A Espanha ficou no empate com Portugal (3 a 3) e a França, apesar da vitória por 2 a 1 sobre a Austrália, não convenceu e mostrou um futebol abaixo de seu potencial. Mas o maior fracasso foi da atual campeã mundial, a Alemanha, que foi à Rússia sem vários dos jogadores que disputaram a última Copa e não suportaram a pressão e garra demonstrada pelo selecionado mexicano, que também conta com uma grande e entusiasmada torcida.

Para o jornalista Gian Oddi, da ESPN Brasil, não surpreende o início melhor dos europeus diante dos sul-americanos. Ele lembra que, em dez Copas disputadas n chamado velho mundo, nove terminaram com vitórias de seleções europeias, com exceção de 1958, na Suécia, quando o Brasil foi campeão.

“Por mais que os resultados da primeira rodada da Copa do Mundo tenham sido bem mais favoráveis às seleções europeias do que às sul-americanas, acho cedo para apontar uma tendência deste Mundial. De qualquer forma, o início não surpreende. Primeiro porque as seleções europeias de fato chegaram com mais força nesta Copa, com três das quatro seleções mais cotadas nas casas de apostas – Espanha, Alemanha e França. Da América do Sul, apenas o Brasil, e em escala bem menor o Uruguai, chegaram com expectativa alta”, afirma à RBA.

A África acumulou apenas três pontos nestes primeiros jogos: a Nigéria foi derrotada pela Croácia (2 a 0), o Marrocos pelo Irã (1 a 0), a Tunísia pela Inglaterra (2 a 1) e o Egito pelos uruguaios e hoje (19), pela Rússia. Apenas o time do Senegal venceu, no último dos jogos da primeira rodada, por 2 a 1.

Das três seleções que representam as Américas Central e do Norte só uma vitória, a do México sobre a Alemanha. Panamá e Costa Rica perderam suas partidas – esta última foi derrotada pela Sérvia (1 a 0), que, aliás, lidera o grupo do Brasil.

Entre os asiáticos, Japão (2 a 1 contra a Colômbia) e Irã (1 a 0 contra Marrocos) venceram. Já Coreia do Sul e Arábia Saudita foram derrotadas – a Coreia pela Suécia (1 a 0) e a Arábia, goleada pela Rússia (5 a 0). A Austrália, derrotada pela França, também disputa as Eliminatórias entre as seleções da Ásia, embora esteja na Oceania.

Em casa

A grande surpresa da primeira rodada desta Copa pode ter sido a goleada da anfitriã Rússia sobre a Arábia Saudita, na abertura do torneio. O time é considerado fraco e, até aquela partida, tinha jogado outras sete anteriores sem vencer nenhum jogo.

O principal destaque individual foi o atacante português Cristiano Ronaldo, autor dos três gols de sua equipe na estreia contra a forte Espanha. O atual melhor jogador do mundo guardou um golaço de falta, aos 42 minutos da etapa final, empatando a partida. 

Por outro lado, enquanto o 7 de Portugal fez o que se esperava dele, os camisas 10 Neymar e Lionel Messi tiveram atuações apagadas. A falta de coletividade da Argentina contra a retranca islandesa prejudicou Messi, enquanto o craque brasileiro sofreu com as faltas dos suíços – que cometeram 19 infrações o jogo todo, sendo 10 delas contra o atacante brasileiro.