Só piora

Guarulhos acaba com gratuidade no transporte para cidadãos entre 60 e 64 anos

Deputado Alencar Santana protesta contra projeto de lei proposto pelo prefeito Guti e aprovado pela Câmara de Vereadores em 23 de dezembro

Edson Lopes Jr / A2 FOTOGRAFIA / Fotos Públicas
Edson Lopes Jr / A2 FOTOGRAFIA / Fotos Públicas
Prefeito Guti retira o direito à passagem gratuita nos ônibus de Guarulhos para cidadãos que completarão entre 60 e 64 anos

São Paulo – A cidade de Guarulhos acabou com o direito ao transporte gratuito para pessoas entre 60 e 64 anos. O projeto de lei é de autoria do prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD). E a Câmara de Vereadores aprovou em 23 de dezembro. O Diário Oficial publicou a sanção do prefeito na última terça-feira (28).Desse modo, a nova lei já está valendo. A mudança não afeta quem já tinha direito à gratuidade nas passagens dos ônibus municipais. O valor da tarifa na cidade é de R$ 4,60.

Para o deputado federal Alencar Santana (PT-SP), Guti ataca os direitos de quem mais precisa. “Assim como Bolsonaro, o prefeito Guti age contra o povo mais humilde retirando direitos conquistados ao longo do tempo. A gratuidade no transporte para os que têm mais de 60 existe em Guarulhos desde 2009, no governo do PT. Agora ele retira na calada da noite, sem diálogo com as pessoas e de maneira sórdida”, afirma.

Os cidadãos com 65 anos ou mais continuam com o direito à gratuidade, conforme a Lei Federal. Mas quem vai completar 60 anos ou já tem entre 60 e 64 anos, e ainda não tinha emitido o cartão da gratuidade, não terá mais o direito.

Alencar Santana informa que seu mandato analisa a possibilidade de ingressar com ação contra a medida de Guti, a quem classifica como “Bolsonaro de Guarulhos”.

Capital e estado

Guti segue os passos de São Paulo, onde o fim da gratuidade para os cidadãos entre 60 e 64 anos foi instaurado em fevereiro deste ano. A medida vale para ônibus municipais de São Paulo e intermunicipais (EMTU), Metrô e CPTM. E obedece determinação do governador João Doria (PSDB) e do então prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB).

Justiça restabelece gratuidade no transporte para idosos, mas Doria mantém suspensão


Leia também


Últimas notícias