urbanidade

País atualiza suas divisões geográficas, com 74 áreas metropolitanas

Além das RMs, IBGE considera Aglomerações Urbanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento. Atualização foi divulgada nesta quinta-feira

Edmara Silva/Pref. Imperatriz (MA)
Edmara Silva/Pref. Imperatriz (MA)
A Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, onde fica Imperatriz, foi a única a ter alteração, segundo o IBGE

São Paulo – O Brasil tem 74 Regiões Metropolitanas (RMs), cinco Aglomerações Urbanas e três Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides). São mais de 1.400 municípios. A atualização foi divulgada nesta quinta-feira (20) pelo IBGE. A partir do ano que vem, as atualizações passam a ser anuais em vez de semestrais.

De acordo com o instituto, o estado com maior número de RMs é a Paraíba: 12. Depois vêm Santa Catarina (11), Alagoas (nove) e Paraná (oito). Já São Paulo tem seis (Baixada Santista, Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, Sorocaba e Vale do Paraíba/Litoral Norte), além de três das cinco Aglomerações Urbanas (Franca, Jundiaí e Piracicaba).

Nesta atualização, o IBGE fez apenas uma mudança, na Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense. Por meio de lei complementar, foram incluídos 14 municípios, levando o total, agora, para 22.

Mudança na divulgação

Segundo o gerente de Regionalização e Classificação Territorial do IBGE, Maikon Novaes, a partir do ano que vem a pesquisa deverá ser divulgada – apenas uma vez – simultaneamente com os recortes geográficos das estimativas populacionais feitas pelo instituto. “Ofereceremos tudo num só pacote, o que facilita o acesso ao público”, comenta.

A definição de Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas é de competência dos estados, segundo a Constituição. Já as Rides, que abrangem mais de uma unidade da federação, são criadas por iniciativa da União.

Em 2020, o IBGE estimou em 21,9 milhões a população da RM de São Paulo, a maior do país. Na sequência, Rio de Janeiro (13,1 milhões) e Belo Horizonte (6 milhões). Depois vinha a Ride do Distrito Federal e Entorno, com 4,7 milhões.



Leia também


Últimas notícias