qualidade de vida

Prefeitos de 140 municípios se comprometem com gestão sustentável

Programa Cidades Sustentáveis busca uniformizar boas práticas de gestão com medidas que vão além da conservação ambiental

Portal Brasil

Expectativa é que o Programa Cidades Sustentáveis oriente a elaboração do Plano de Metas em São Paulo

São Paulo – Prefeitos, gestores e organizações da sociedade civil se reuniram ontem (15) na capital paulista durante o primeiro Encontro do programa Cidades Sustentáveis com as cidades participantes para discutir caminhos da sustentabilidade urbana. Iniciativa da  Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos, o programa oferece um conjunto de indicadores e modelos de boas práticas de gestão a serem adotados pelo conjunto de participantes – que já reúne 140 municípios. 

O coordenador de projetos da Rede Nossa São Paulo, Américo Sampaio, destaca que o programa pretende ir além da pauta ambiental. “A parte ambiental é um dos elementos, mas desigualdade, planejamento urbano, mobilidade, educação, tudo isso contempla a questão da sustentabilidade”, afirma Sampaio, em entrevista a Anelize Moreira, da Rádio Brasil Atual.

Segundo ele, o programa se baseia no Modelo de Desenvolvimento Limpo (MDL), conceito que une justiça social e responsabilidade ambientalmente. Socialmente justo, segundo ele, quer dizer combater concentração de renda, desigualdade, injustiça tributária, falta acesso a serviços. “E ambientalmente limpa não só a questão da poluição, mas da matriz energética, com energias renováveis, de uma estrutura que garanta mobilidade”, completa. “Esses dois grandes blocos vão abarcar tudo.”

Para a cidade de São Paulo, signatária do programa, a expectativa é que essas práticas sejam integradas ao Plano de Metas que o prefeito João Doria (PSDB) deve entregar até 31 de março. Outras 11 capitais aderiram ao programa.

Ouça:

Leia também

Últimas notícias