mau tempo

Chuva no Rio Grande do Sul atinge 145 municípios

ag. brasil São Paulo – Subiu para 145 o número de municípios atingidos pela chuva no Rio Grande do Sul, dos quais 121 estão em situação de emergência. Outros dois […]

ag. brasil

São Paulo – Subiu para 145 o número de municípios atingidos pela chuva no Rio Grande do Sul, dos quais 121 estão em situação de emergência. Outros dois – Iraí e Barra do Guarita – decretaram estado de calamidade pública. Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado hoje (8), 20.436 tiveram de deixar suas casas devido a enxurradas e alagamentos. Desse total, 18.668 estão desalojadas e foram para as casas de parentes e amigos e 1.768 estão em abrigos públicos.

Os temporais causaram duas mortes: uma em Jacutinga e outra, em Arroio do Tigre. Nesta última ainda seguem as buscas por uma jovem desaparecida.

Barra do Quaraí, Itaqui, São Borja e Uruguaiana, na fronteira oeste, têm 18.767 moradores fora de casa devido à cheia do Rio Uruguai. Em Iraí, no norte do estado, 700 pessoas precisaram sair de suas residências por causa do transbordamento do Rio do Mel.

O governo estadual publicou, na segunda-feira (7), decreto de situação de emergência em 13 trechos de rodovias estaduais afetados por deslizamentos e inundações nos meses de junho e julho. A medida visa a agilizar o repasse de verbas para a recuperação das estradas. Os recursos necessários somam R$ 38 milhões, segundo o governo do estado.

De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo seco vai predominar em todo o estado ao longo desta semana. A frente fria que causou os temporais na última semana se afastou do Rio Grande do Sul e uma massa de ar seco predomina em todo o território gaúcho.

Com reportagem da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias